Nesta quarta-feira (19/09), os Policiais Militares do Programa Mais efetivo (PME), reuniram-se na sede da 2ª Companhia do 23°BPM, em Santa Cruz do Sul, com o Comandante da 1ª e 2ª Companhia, Capitão Rafael Carvalho Menezes e Comandante do 1º Pelotão da 2ª Cia, Tenente Alexandre Cardoso de Souza, com o intuito de realizar uma reunião técnica sobre a nova atuação deste efetivo, no turno da noite, nas escolas do município.
Atualmente, a Patrulha Escolar Comunitária (PEC) interage nos turnos manhã e tarde, de Segunda a sexta-feira, e a partir deste mês (Setembro), atuará também, no turno da noite e aos sábados, de acordo com o currículo escolar, possibilitando assim, uma maior segurança no ambiente escolar.
Será realizado não só o patrulhamento, mas a realização de visitas e palestras com as crianças e jovens, abordando temas relacionados à violência escolar, familiar, bullying e drogas, habilidades de pensamentos necessárias à adaptação social, além de outros assuntos que fazem parte do cotidiano dos alunos, a fim de coibir delitos, se aproximar dos estudantes, sendo promissores no que tangem à redução da criminalidade
Desde o início deste ano (2018), foram realizadas 965 visitas a escolas estaduais e municipais, e ministradas 53 palestras.
Para os professores e diretores, a ação é vista de forma positiva e como garantia de maior segurança. “É um bem para toda a comunidade escolar, onde professores, funcionários, pais e alunos ficam mais tranquilos com a Brigada por perto, de forma confiável e parceira, além disso, as crianças veem o policial como um amigo, um protetor, aumentando a percepção sobre o que é certo e errado”.
Segundo o Capitão Rafael, “as ações da Patrulha Escolar Comunitária, visam consolidar a rede de ação entre a Brigada Militar e a comunidade escolar, sendo que a atuação policial moderna deve considerar a escola como um dos principais agentes da formação social, e a contemporaneidade necessita de mecanismos para minimizar os indicadores de violência em âmbito escolar, com uma prevenção primária não formal de profundidade”, relata.