Início Polícia Patrulha Escolar Comunitária da Brigada Militar atuará no turno da noite nas...

Patrulha Escolar Comunitária da Brigada Militar atuará no turno da noite nas escolas em SCS

Nesta quarta-feira (19/09), os Policiais Militares do Programa Mais efetivo (PME), reuniram-se na sede da 2ª Companhia do 23°BPM, em Santa Cruz do Sul, com o Comandante da 1ª e 2ª Companhia, Capitão Rafael Carvalho Menezes e Comandante do 1º Pelotão da 2ª Cia, Tenente Alexandre Cardoso de Souza, com o intuito de realizar uma reunião técnica sobre a nova atuação deste efetivo, no turno da noite, nas escolas do município.
Atualmente, a Patrulha Escolar Comunitária (PEC) interage nos turnos manhã e tarde, de Segunda a sexta-feira, e a partir deste mês (Setembro), atuará também, no turno da noite e aos sábados, de acordo com o currículo escolar, possibilitando assim, uma maior segurança no ambiente escolar. 
Será realizado não só o patrulhamento, mas a realização de visitas e palestras com as crianças e jovens, abordando temas relacionados à violência escolar, familiar, bullying e drogas, habilidades de pensamentos necessárias à adaptação social, além de outros assuntos que fazem parte do cotidiano dos alunos, a fim de coibir delitos, se aproximar dos estudantes, sendo promissores no que tangem à redução da criminalidade
Desde o início deste ano (2018), foram realizadas 965 visitas a escolas estaduais e municipais, e ministradas 53 palestras.
Para os professores e diretores, a ação é vista de forma positiva e como garantia de maior segurança. “É um bem para toda a comunidade escolar, onde professores, funcionários, pais e alunos ficam mais tranquilos com a Brigada por perto, de forma confiável e parceira, além disso, as crianças veem o policial como um amigo, um protetor, aumentando a percepção sobre o que é certo e errado”.
Segundo o Capitão Rafael, “as ações da Patrulha Escolar Comunitária, visam consolidar a rede de ação entre a Brigada Militar e a comunidade escolar, sendo que a atuação policial moderna deve considerar a escola como um dos principais agentes da formação social, e a contemporaneidade necessita de mecanismos para minimizar os indicadores de violência em âmbito escolar, com uma prevenção primária não formal de profundidade”, relata.