Everson Boeck
[email protected]r
Entrou em tramitação na semana passada na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul o Projeto de Lei Nº 37/L/2014, de 21 de outubro de 2014, que declara o Parque da Oktoberfest como patrimônio histórico, cultural, turístico e esportivo do Município. Segundo o autor do projeto, vereador Elo Ari Schneiders, do Partido Solidariedade (SDD), a iniciativa foi motivada pela sua preocupação com o futuro do local. “Não sabemos quem vai estar à frente da administração municipal no futuro e temos de garantir que o Parque da Oktoberfest, uma área nobre no coração da cidade, continue pertencendo aos santa-cruzenses e seja utilizada para os fins aos quais é destinado hoje”, explica.
Caso o projeto seja aprovado, não haverá impedimentos quanto a novas construções, ou reformas nas já existentes, implantações e melhoramentos, ou quaisquer outras ações que venham a melhorar as condições do parque às finalidades a que se destina. Schneiders conta com a aprovação do Legislativo. “Espero que os colegas acolham o projeto, pois só tem a beneficiar a comunidade”, comenta.
Para o vereador, o Parque da Oktoberfest tem uma fundamental importância para o município, região e estado. Conforme a justificativa do projeto, a área, composta de 14 hectares, recebe ao longo do ano várias atividades esportivas, culturais e turísticas, sendo um grande marco referencial para a comunidade local, assim como a seus visitantes. Devido a sua localização privilegiada – na região central de Santa Cruz do Sul – destaca-se por sediar, anualmente, no mês de outubro, a maior festa germânica do sul do País e que dá nome ao próprio parque de Parque da Oktoberfest. “O Parque da Oktoberfest é um dos ambientes mais importantes da cidade, sendo pouquíssimas as cidades que, em na parte central da zona urbana, têm um espaço tão privilegiado a oferecer para os munícipes e visitantes”, justifica Schneiders.
Ana Souza
A iniciativa foi motivada pela preocupação do vereador com o futuro do local
Importância do Parque da Oktoberfest
O espaço é dotado de infraestrutura para a realização de eventos esportivos, de lazer, turismo e culturais. Para isso, conta com um Ginásio Poliesportivo com capacidade para 8 mil pessoas, onde são realizados shows musicais, eventos culturais e torneios esportivos. Além disso, o Parque da Oktoberfest possui um campo de futebol, pista atlética, quadras de basquete e futsal, pista de bicicross e pavilhões para feiras e exposições.
O local é utilizado para a prática de esportes pela comunidade, como caminhadas, corridas, futebol, ginástica, jogos de bocha, entre outros. Por dia, centenas de pessoas usam a pista do campo do municipal especificamente para a prática da caminhada. O local abriga, ainda, o ginásio Poliesportivo, que é um dos grandes palcos para os esportes de quadra do município, como o basquete, futsal, vôlei e patinação, entre outros. O Parque ainda sedia a estrutura do stocksport, esporte que está em crescimento no município, cujos atletas vêm conquistando excelentes resultados ao longo dos últimos anos em nível internacional.
Apesar de toda esta importância esportiva, é na área turística e cultural que o mesmo se destaca. O Parque da Oktoberfest hoje recebe uma das maiores festas de estilo germânico do mundo, a Oktoberfest, que já teve 30 edições e que atrai anualmente milhares de turistas e visitantes. Mas antes disso, o parque já recebeu outra festividade, a Festa Nacional do Fumo (Fenaf), sendo naquela época – entre as décadas de 60 e 70 – denominado de Parque da Fenaf.
O próprio Encontro de Arte e Tradição (Enart), maior festival de arte amadora da América Latina, segundo a Unesco, faz de Santa Cruz do Sul o centro das atenções do tradicionalismo. É realizado anualmente, há quase dez anos, na cidade graças à boa infraestrutura oferecida pelo Parque da Oktoberfest. A estrutura ainda recebe, anualmente, a Festa das Cucas, um evento que celebra uma das principais iguarias da culinária da região do Vale do Rio Pardo.
É necessário lembrar que duas tradicionais e bem conhecidas entidades culturais têm sede neste parque, que são, o Centro Cultural 25 de Julho, que reúne desde crianças de 3 anos, adolescentes, jovens, adultos, até idosos acima de 80 anos de idade, cultuando as tradições alemãs; e a Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, que também faz a divulgação dessas tradições. Estas entidades são importantes e exemplares na vivência e na difusão da cultura germânica.
Quanto ao desfile do carnaval de Santa Cruz do Sul, nem sempre foi realizado nas ruas da cidade, mas, em várias ocasiões, teve como local o Parque da Oktoberfest o qual também é usado para realização de outros eventos e ações, constituindo-se num local relevante para a vida dos santa-cruzenses e para as pessoas de outros locais que vem para a nossa cidade.