Início Geral Parceria poderá viabilizar cursos para apenados

Parceria poderá viabilizar cursos para apenados

Delegada Samantha: “Esse suporte estará possibilitando no futuro novas oportunidades empregatícias e de convívio social”

Sempre com foco nas ações de inclusão social, a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) promoveu reuniões on-line com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) sobre a realização de parcerias, no âmbito da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR).


Na última reunião, em 10 de junho, com a Univates, foi apresentada a possibilidade de efetivar um convênio para ofertar cursos de Graduação no formato de ensino a distância (EAD) para a população privada de liberdade de todos os estabelecimentos prisionais do Vale do Taquari. “No momento, a parceria está destinada aos apenados do Presídio Estadual de Lajeado e do Presídio Feminino de Lajeado. Gostaríamos de estender a parceria a todos os estabelecimentos da 8ª DPR, para que possamos beneficiar mais apenados”, destacou a delegada, Samantha Longo da 8ª Delegacia Penitenciária Regional.


Durante a reunião também foi abordada a possibilidade de a Univates fornecer bolsas de estudos de cursos de graduação (licenciaturas) na forma EAD para pessoas privadas de liberdade. Estiveram presentes a reitora da Univates, Evania Schneider; o secretário da Administração Penitenciária (Seapen), Mauro Hauschild; a diretora do Departamento de Políticas Penitenciárias da Seapen, Lea Bos Duarte; a Delegada da 8ª DPR, Samantha Long; a Coordenadora Técnica da 8ª DPR, Pauline Schwarzbold; o assessor de relações institucionais da Seapen, Jonathan Silva e o assessor técnico da Seapen, Mateus Schwartz dos Anjos.

UNISC

Na mesma manhã, a delegada Samantha Longo também participou de encontro com a Unisc para abordar a possibilidade da inclusão do Departamento de Direito no convênio já existente entre a universidade e a Susepe. Participaram representantes do Departamento de Direito da instituição de ensino, além da Coordenadora Técnica da 8ª DPR, Pauline Schwarzbold.


O objetivo é conseguir estender as boas práticas a todos os presídios vinculados à 8ª Delegacia Penitenciária Regional, unidades dos Vales do Rio Pardo e Taquari. “A possibilidade de termos convênios com as universidades da nossa região é fator de extrema importância para que possamos executar de forma mais humana nosso trabalho. Ainda, caso seja possível oferecer mais qualificação e educação ao público privado de liberdade, é algo muito valoroso para a nossa instituição que tem como objetivo a reinserção social. Esse suporte é necessário para reintegrá-los à sociedade/comunidade, possibilitando no futuro novas oportunidades empregatícias e de convívio social. Ambas as reuniões foram muito produtivas, com a Univates seguimos otimistas com a efetivação do convênio e oferta de projetos aos presídios. Com a Unisc já temos uma grande parceria que poderá cada vez mais agregar novas possibilidades”, frisa Samantha Longo, delegada da 8ª Delegacia Penitenciária Regional.