Uma das mais tradicionais festividades natalinas do interior do Rio Grande do Sul, a Christkindfest, de Santa Cruz do Sul, organizada em parceria pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e Município, teve a sua programação afetada pela pandemia do novo coronavírus. Para evitar aglomerações, as atrações artísticas e culturais que integravam a programação durante todo o mês de dezembro, não serão realizadas. “No entanto, para manter vivo o espírito de Natal, uma parceria entre entidades está viabilizando a instalação da decoração na área central da cidade”, destaca o presidente da Assemp, Léo Henrique Schwingel.
A execução do projeto de decoração pela Assemp, em parceria com a Associação Comercial e Industrial (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas), teve início na noite do último domingo, 22, com a instalação dos enfeites e luzes nos arcos da Rua Marechal Floriano. “A Praça Getúlio Vargas também vai receber uma ornamentação especial, com a tradicional árvore de Natal e o Presépio”, frisa Schwingel.
A expectativa da entidade é concluir toda a ornamentação até o dia 1º de dezembro. “Mesmo em um ano difícil como este, precisamos espalhar o clima natalino, que influencia também no movimento do comércio. Por isso, o apoio da ACI, CDL e Sindilojas foi fundamental para colorir e iluminar mais a cidade”, completa Schwingel. Na Praça da Bandeira, a exemplo de anos anteriores, a decoração está a cargo do Município.