As inscrições ainda estão abertas para o Programa de Aperfeiçoamento Profissional para Filhos de Agricultores na Alemanha em propriedades rurais. O Programa é desenvolvido pela Escola Deula, da cidade de Nienburg, Estado da Baixa Saxônia, Norte da Alemanha, que disponibiliza aos alunos moradia, alimentação e seguro-saúde durante um ano, período em que participarão de atividades ligadas ao setor agropecuário.
Os requisitos básicos para o candidato participar do Programa são: ter idade entre 18 e 28 anos; carteira de habilitação categoria C, preferencialmente; conhecimento na área da agricultura; falar alemão e ter condições para custear a passagem de ida à Alemanha. Desde 1997 já participaram do Programa de Aperfeiçoamento mais de 500 jovens brasileiros e estão disponíveis atualmente 40 vagas.
Os seis jovens rurais que estão na Alemanha pelo Programa Deula retornam ao Brasil em agosto, após um ano de estágio. Em visita a Santa Cruz do Sul, a representante do Instituto Deula no Brasil, Julia Schumann, participou de uma reunião na Sicredi Vale do Rio Pardo para a renovação da parceria entre as instituições. A Afubra e a Unisc também são parceiras no Programa. Interessados podem entrar em contato com as unidades de atendimento do Sicredi, Afubra ou Escola Deutsch Schule, que oferece cursos intensivos de alemão para preparar os candidatos.