Alyne Motta – [email protected]
Buscar desenvolver ações conjuntas entre as agências experimentais, visando à formação de profissionais éticos, responsáveis, comprometidos e autônomos. Este foi o objetivo do 2º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, realizado ontem, 12 de janeiro, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Durante todo o dia, cerca de 150 alunos, professores e monitores estiveram reunidos no anfiteatro do bloco 18 da Unisc visando debater sobre o tema do evento: A ação integrada das agências experimentais como elemento estruturador da formação superior em comunicação.
O painel de abertura contou com a presença do presidente do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), Sérgio Gadini, a coordenadora de Relações Públicas da Agência de Comunicação (Agexcom) da Unisinos, Nadeje Lomando, e o coordenador do Curso de Comunicação da Feevale, Cristiano Max Pereira.
Conforme o coordenador do curso de Comunicação Social da Unisc, e um dos organizadores do evento, professor Demétrio Soster, o evento buscar dialogar sobre o assunto. “Precisamos que os alunos estabeleçam relações e compartilhem como um todo, indo além da universidade”, explicou.
Soster ainda comentou sobre o fato das trocas de experiências fundamentais na vida acadêmica. “Aqui é o momento dos alunos e professores aprenderem com outras agências experimentais, vendo o que é sucesso em outras universidades e expondo o que é sucesso aqui”.
Para o presidente do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ) e representante da Agência de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Sérgio Gadini, as agências conseguem, nas escolas de comunicação, amarrar ensino, pesquisa e extensão.
“No momento em que passam a integrar uma agência, os alunos acabam por ter uma formação diferenciada, pois conseguem desenvolver uma formação profissional, aliando com as práticas obtidas em sala de aula e na busca por um aprimoramento”, afirma Gadini.
Devido à qualidade do evento, o assunto será levado para uma reunião do FNPJ, que acontecerá entre 28 de abril e 2 de maio. “Vamos apresentar o assunto e saber se professores de outras universidades têm interesse em realizar o evento”, comenta Sergio, uma vez que existem cerca de mil agências no país.
Na parte da tarde, os participantes foram divididos em quatro grupos focais, com temas distintos, mas buscando uma evolução das agências e do evento. O encerramento aconteceu no fim da tarde com uma assembleia geral.
Juliana Eichwald
Encontro com agências experimentais procurou integração e debater sobre ações conjuntas
Juliana Eichwald
Cerca de 150 pessoas, de 11 universidades, debateram sobre agências experimentais
Juliana Eichwald
Colóquio buscou dialogar sobre as experiências vividas, erros e acertos