A escritora e jornalista santa-cruzense Paola Severo lança uma série de videopoemas nesta sexta-feira, 1º. Os vídeos, que serão liberados no YouTube e nas redes sociais da artista a partir das 18h30, contam com poesias autorais e imagens e se chamam 8 de Março, Tato e Diáspora, além de Atelophobia, uma compilação de 10 poemas curtos que integram o livro de mesmo nome.
Paola menciona que o projeto iniciou ainda em 2021, quando foram realizadas as gravações em Santa Cruz do Sul. “Estava finalizando minha pós-graduação em História da Arte e fiquei muito interessada na videoarte e suas possibilidades. Os videopoemas unem duas coisas que amo, que são a poesia e o audiovisual, além de usar uma linguagem híbrida e que rompe com os padrões estéticos”, explica.
A partir dos roteiros de Paola Severo, os vídeos foram feitos pela equipe da produtora santa-cruzense Supernova Filmes, que realizou a captação e edição das imagens. “Para nós da Supernova Filmes foi muito gratificante poder ilustrar e contribuir com a nossa arte, para a arte da Paola. E fora o processo que foi muito legal, poder conversar sobre um milhão de referências pra cada um dos vídeos. Acreditamos que deu muita liga nessa colaboração, foi um processo maravilhoso e como é bom trabalhar com quem a gente admira e gosta”, declarou o sócio da produtora, Jean Victor Castilhos.
Os quatro vídeos reúnem poemas dos livros lançados pela escritora, Melodia Perversa (2019) e Atelophobia (2021), ambos pela Editora Gazeta, além de dois textos ainda inéditos. Cada videopoema contou com um conceito único, locações e produções diferentes, além de maquiagens de Laura Zimmer Helfer. “A ideia sempre foi fazer quatro produções bem diferentes, que refletissem aspectos dos poemas, criando narrativas singulares”, reforça Paola. De acordo com a artista, o formato videopoema oferece liberdade para experimentação dentro da arte contemporânea, unindo o vídeo, a poesia e a performance.
Serviço
O que: Lançamento da série de videopoemas de Paola Severo
Quando: nesta sexta-feira, 1º, às 18h30
Onde: YouTube
Sobre a autora
Paola Severo nasceu em Santa Cruz do Sul/RS em 1992. Estudou Jornalismo e se formou na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2016. Pós-graduou-se em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá em 2019 e completou recentemente um MBA em História da Arte na mesma instituição. Atua como repórter multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações desde 2013. Publicou os livros de poesia Melodia Perversa (2019) e Atelophobia (2021), ambos pela Editora Gazeta. Entre em contato com a autora pelo Instagram @paola.severo.71 ou pelo e-mail [email protected].