Início Geral Pandemia influencia nas vendas do comércio no Dia das Mães

Pandemia influencia nas vendas do comércio no Dia das Mães

Pesquisa realizada pela CDL Santa Cruz junto aos seus associados revelou que mais de 90% teve seus negócios influenciados pela retração da economia pelo coronavírus -crédito Jacson Stülp

As vendas do Dia das Mães sentiram diretamente o impacto pela pandemia do coronavírus. Mesmo com o comércio podendo funcionar, as restrições pelo seu funcionamento em função da Covid-19 influenciaram em mais 90% dos lojistas ouvidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL Santa Cruz) ao longo da última semana (veja tabela abaixo).
O pessimismo dos lojistas não é à toa, segundo o vice-presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz. Isso porque o consumidor só está comprando o estritamente necessário, o que impacta diretamente na boca do caixa das empresas.
“A economia vai demorar muito para voltar a girar. O Dia das Mães, que sempre é uma data forte para o nosso comércio local, é um reflexo do que será o ano para todas as nossas empresas, em especial os lojistas. Será preciso muita paciência e muita criatividade para atrair o cliente”, citou.
Na pesquisa realizada pela CDL Santa Cruz, 50% dos lojistas responderam que o faturamento das suas empresas está mais de 50% inferior em relação a 2019, sendo que 18,8% considera que seu faturamento teve retração entre 40 % e 50%; 15,6%, retração entre 30% e 40% e 15,6% sem crescimento ou retração e retração de até 30%.
Mesmo assim, o vice-presidente da CDL Santa Cruz destaca que a entidade segue buscando alternativas para fomentar o comércio local. “Estamos com a nossa promoção CDL Presente Com Você em andamento, onde já realizamos dois sorteios – Páscoa e Dia das Mães – e teremos mais três sorteios, culminando com o sorteio de um carro zero quilômetro no final do ano”, observa.
Ricardo salienta que a adesão dos lojistas à promoção é uma forma de estimular os clientes a participar dos sorteios com os cupons que pode preencher ao adquirir seus produtos dentro das lojas, a cada R$ 50 em compras. O patrocínio é da Agro Comercial Afubra Ltda e da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo e apoio da Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Cruz do Sul (Arevesc).

Pesquisa – Dia das Mães 2020

Esta data impacta diretamente na sua empresa?
50% sim
50% não

Qual a influência da pandemia da Covid-19 no desempenho de suas vendas?
50% muita influência
37,5% toda influência
9,4,% pouca
3,1% nenhuma

Como você considera que está o seu faturamento por consequência da Pandemia da Covid-19?
50% dos lojistas tem retração de mais de 50%; 18,8% considera que seu faturamento teve retração entre 40 % e 50%; 15,6%, retração entre 30% e 40% e 15,6% sem crescimento ou retração e retração de até 30%

Realizou demissões em função da Pandemia da Covid-19?
59,4% não demitiu
15,6% demitiu 1 funcionário
12,5% demitiu 2 funcionários
9,4% demitiu 3 funcionários
3,1% demitiu 5 ou mais funcionários

Em relação ao mesmo período de 2019, como você considera suas vendas
50% dos empresários responderam que tiveram retração de 50% ou mais; 18,8% responderam que tiveram retração entre 20% e 30%; 12,5% não tiveram crescimento ou retração e 6,3% teve crescimento entre 0 e 10%; 6,2% retração entre 40 e 50% e 6,2% retração entre 10 e 20%