As vendas do Dia das Mães sentiram diretamente o impacto pela pandemia do coronavírus. Mesmo com o comércio podendo funcionar, as restrições pelo seu funcionamento em função da Covid-19 influenciaram em mais 90% dos lojistas ouvidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL Santa Cruz) ao longo da última semana (veja tabela abaixo).
O pessimismo dos lojistas não é à toa, segundo o vice-presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz. Isso porque o consumidor só está comprando o estritamente necessário, o que impacta diretamente na boca do caixa das empresas.
“A economia vai demorar muito para voltar a girar. O Dia das Mães, que sempre é uma data forte para o nosso comércio local, é um reflexo do que será o ano para todas as nossas empresas, em especial os lojistas. Será preciso muita paciência e muita criatividade para atrair o cliente”, citou.
Na pesquisa realizada pela CDL Santa Cruz, 50% dos lojistas responderam que o faturamento das suas empresas está mais de 50% inferior em relação a 2019, sendo que 18,8% considera que seu faturamento teve retração entre 40 % e 50%; 15,6%, retração entre 30% e 40% e 15,6% sem crescimento ou retração e retração de até 30%.
Mesmo assim, o vice-presidente da CDL Santa Cruz destaca que a entidade segue buscando alternativas para fomentar o comércio local. “Estamos com a nossa promoção CDL Presente Com Você em andamento, onde já realizamos dois sorteios – Páscoa e Dia das Mães – e teremos mais três sorteios, culminando com o sorteio de um carro zero quilômetro no final do ano”, observa.
Ricardo salienta que a adesão dos lojistas à promoção é uma forma de estimular os clientes a participar dos sorteios com os cupons que pode preencher ao adquirir seus produtos dentro das lojas, a cada R$ 50 em compras. O patrocínio é da Agro Comercial Afubra Ltda e da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo e apoio da Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Cruz do Sul (Arevesc).
Pesquisa – Dia das Mães 2020
Esta data impacta diretamente na sua empresa?
50% sim
50% não
Qual a influência da pandemia da Covid-19 no desempenho de suas vendas?
50% muita influência
37,5% toda influência
9,4,% pouca
3,1% nenhuma
Como você considera que está o seu faturamento por consequência da Pandemia da Covid-19?
50% dos lojistas tem retração de mais de 50%; 18,8% considera que seu faturamento teve retração entre 40 % e 50%; 15,6%, retração entre 30% e 40% e 15,6% sem crescimento ou retração e retração de até 30%
Realizou demissões em função da Pandemia da Covid-19?
59,4% não demitiu
15,6% demitiu 1 funcionário
12,5% demitiu 2 funcionários
9,4% demitiu 3 funcionários
3,1% demitiu 5 ou mais funcionários
Em relação ao mesmo período de 2019, como você considera suas vendas
50% dos empresários responderam que tiveram retração de 50% ou mais; 18,8% responderam que tiveram retração entre 20% e 30%; 12,5% não tiveram crescimento ou retração e 6,3% teve crescimento entre 0 e 10%; 6,2% retração entre 40 e 50% e 6,2% retração entre 10 e 20%