Início Sem categoria Pandemia afeta ações de proteção aos animais

Pandemia afeta ações de proteção aos animais

Canil Municipal e ONG de protetores relatam diminuição nas adoções

Guilherme Athayde
[email protected]

ONG’s e o poder público incentivam a adoção responsável para diminuir a população de animais na rua – Divulgação

Além do grande número de mortes em todo o mundo e das significativas perdas na economia, a pandemia da Covid-19 atinge também os animais.

Apesar de cães e gatos não serem transmissores da doença, o coronavírus e suas restrições atrapalham as adoções de animais que foram abandonados por seus donos e recolhidos pelo poder público ou pelas organizações de auxílio aos animais, como a ONG Protetores de Santa Cruz.

Segundo Luciano Bencke, dos Protetores de Santa Cruz, desde o início da pandemia, as instituições de proteção animal estão com ações restritas. A ONG realizava em parceria com o Canil Municipal a Feira de Adoção, na praça Getúlio Vargas, além de eventos para angariar recursos para auxiliar os animais atendidos.

“A ONG vive de doações, e grande parte vêm dos eventos que a gente fazia, os jantares e os chás. O tradicional chá da ONG este ano não vai ter. O almoço, que sai todo ano para 300, 400 pessoas, não vai ter este ano. E fora os eventos de adoção que a gente fazia na praça, há cada 15 dias era feito em parceria com o Canil Municipal uma feira de adoção e agora está tudo parado”, relata.

A ONG não possui um canil e depende de lares temporários disponibilizados por apoiadores. Luciano afirma que as feiras alcançavam entre dez e vinte interessados em adotar um animal abandonado, e agora a atuação da organização não-governamental está limitada à internet. “Os lares temporários estão todos lotados porque as adoções caíram bastante, como não temos o evento de adoção na praça. O único canal para a pessoa adotar virou o Facebook”.

Sem novas adoções em virtude da lotação dos lares temporários, os resgates que a ONG fazia também ficam suspensos.

No canil municipal a situação não é muito diferente. Por meio de seu canal no Facebook, no endereço www.facebook.com/canilmunicipaldesantacruzdosul, foi divulgada uma nota orientando a comunidade sobre a atuação do espaço durante a pandemia. O canil orienta que se dirijam até o local, na rua Frederico Baumhardt, no bairro Carlota, apenas as pessoas que tenham a real intenção de adotar, usando máscaras e, de preferência, sem acompanhantes.

Ainda segundo a nota, em 2020, até o dia 20 de julho, o Canil Municipal recebeu 372 pedidos de recolhimento de animais, e foram recolhidos 290 animais. Outros 184, entre cães e gatos, foram adotados pela população.

O Canil Municipal segue atendendo através do telefone (51) 3719-1170, ou pelo telefone da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), no telefone (51) 3713-8242.