O cenário desafiador do agro, tendo em vista as crises causadas pelas estiagens dos últimos anos, o descompasso entre o custo de produção da safra anterior com os preços de mercado das principais commodities como milho e soja, mas também das culturas do arroz e pecuária bovina, bem como a projeção para o futuro do setor, foram tema de uma palestra voltada aos associados da Sicredi Vale do Rio Pardo. O evento, que lotou o auditório da sede administrativa da cooperativa na noite dessa quarta-feira, 5 marcou o lançamento do Plano Safra 2023/2024 e teve como ponto alto a explanação do analista econômico do Sicredi, Filipe Kalikosk Coelho.
Na oportunidade, o engenheiro agrônomo trouxe um cenário muito atualizado, contextualizado e economicamente fundamentado do momento e as projeções e tendências do setor agropecuário. Com uma atuação direcionada ao agro, o profissional destacou exemplos de experiências como trading de commodities agrícolas, fertilizantes, além de realizar uma análise econômica do mercado econômico. “Minha ideia foi trazer de forma bem prática respostas para questionamentos. Como exemplo: adianta produzir dez sacas a mais, se lá na mesa de negociação o produtor pode perder por efeito de preço como aconteceu na safra 2022/2023? É relativamente mais fácil achar a melhor semente pra plantar, do que saber vender a soja ou o milho ou mesmo saber adquirir os insumos. Busquei abordar assuntos bem práticos, tendências de mercado, oferta e demanda”, destacou.
Além de projeções e cenário de presente e futuro para o mercado agrícola, Filipe deu orientações aos associados sobre como a manter a produtividade e eficiência, sem deixar de ressaltar a relevância da atividade. “O Brasil não se tornou nessa potência na agricultura por acaso. Temos forças estruturais que nos dão uma vantagem enorme contra outros países. Digo que quando no agro o mundo piora, o Brasil piora menos. Quando melhora, o Brasil melhora mais. A gente tem vantagens muito grandes e não podemos perder o otimismo, até porque a próxima safra tende a ser muito boa”, frisou.
Sicredi e o Plano Safra – O evento de lançamento do Sicredi para o Plano Safra 2023/2024, também contou com explanação do assessor Agro da cooperativa no Vale do Rio Pardo, Gustavo Schuck, e da analista de Crédito Rural, Sabrina Theisen. Os dois profissionais falaram sobre como o Sicredi organizou os R$ 60 bilhões que serão financiados aos produtores rurais no plano atual, como os associados podem solicitar os créditos e as diferentes taxas de juros.
Presente na palestra, o presidente da entidade, Heitor Álvaro Petry, celebrou a grande adesão ao evento de lançamento e destacou a aproximação da cooperativa com o associado. “Se mostrou acertada a decisão de trazer o conhecimento, a visão, a experiência do Filipe para quem faz a nossa instituição ser o que é. Tenho certeza que todos saíram da palestra com mais conhecimento do cenário do agro e cientes de que estamos, como instituição financeira, prontos pra ajudar nesse processo”, destacou.