Início Geral País se mobiliza com a tragédia de Santa Maria

País se mobiliza com a tragédia de Santa Maria

EVERSON BOECK
[email protected]

A tragédia em Santa Maria é destaque nos jornais e televisões de todo o mundo. O clima é de muita comoção, e foi assim desde que as primeiras informações surgiram no noticiário. Ontem o porta-voz do secretário-geral da ONU disse que Ban Ki-Moon ficou comovido com a notícia e transmitiu condolências às famílias e amigos daqueles “cujas vidas foram perdidas, bem como ao governo e ao povo brasileiro neste momento de luto nacional”.
A presidente Dilma Rousseff decretou ainda no domingo luto oficial de três dias devido às mais de 200 mortes ocorridas no incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, informou a assessoria de imprensa da Presidência da República. O Estado decretou luto de uma semana e o município de Santa Maria, 30 dias. Durante o período de luto, a bandeira nacional deve ser hasteada a meio mastro em todas as repartições públicas, estabelecimentos de ensino e sindicatos.
Dilma participava desde sábado, na capital do Chile, de um encontro de cúpula de países latino-americanos e europeus, mas retornou ao Brasil às pressas neste domingo para comandar, in loco, as ações do governo federal no incêndio de Santa Maria. Logo no início da tarde de domingo, Dilma compareceu ao Hospital de Caridade de Santa Maria, onde visitou feridos do incêndio na boate Kiss. Após passar pelo hospital, a comitiva presidencial se dirigiu ao ginásio do Centro Desportivo Municipal, onde ocorreu o reconhecimento dos corpos das vítimas da tragédia. A presidente conversou com alguns familiares que aguardavam para fazer o reconhecimento dos corpos, mas, muito emocionada, logo deixou o local sem falar com a imprensa.

Tarso quer inquérito exemplar

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, está acompanhando as investigações da segunda maior tragédia do País, o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria. Na sede da Delegacia de Polícia, acompanhado do procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, do secretário Airton Michels, e do chefe de polícia Ranolfo Vieira Júnior, as autoridades falaram para a imprensa sobre as questões relacionadas às investigações.
Ele disse que sua visita tem como uma das finalidades tomar conhecimento do inquérito. “Queremos um inquérito exemplar e que indique as responsabilidades”. Tarso destacou o trabalho das equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Instituto Geral de Perícias, que, em 24 horas, identificaram todas as vítimas.
Tarso Genro, afirmou na tarde de domingo que buscar culpados nesse momento “é uma falta de respeito” aos profissionais que estão trabalhando no socorro e nas investigações. Genro afirmou em entrevista coletiva que todos os órgãos envolvidos trabalharam e continuam trabalhando no socorro das vítimas.

Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma retornou ao Brasil às pressas neste domingo para comandar, in loco,
as ações do governo federal no incêndio de Santa Maria e prestar apoio às famílias

PRESOS

Segundo o delegado Ranolfo Vieira Júnior, a investigação, após cumprir as duas primeiras etapas – identificação e liberação dos corpos – prendeu três responsáveis. O quarto responsável seria apresentado pelo advogado na tarde desta segunda. “A Polícia Civil não vai apresentar nomes, pois isso é fundamental para o andamento do processo investigativo. As equipes vão trabalhar em três questões fundamentais: as provas documentais, os proprietários formais do estabelecimento, as perícias necessárias e provas testemunhais”, informou o governador.
Um dos donos da boate Kiss e dois músicos da banda que se apresentava na hora em que começou o incêndio estão presos. Os pedidos de prisão, de caráter temporário de cinco dias, foram decretados pelo juiz Regis Adil Bertolin. Um outro sócio-proprietário da boate Kiss também se apresentou à Polícia ontem à tarde.

NOTA DA BOATE KISS

O escritório de advocacia Kümmel & Kümmel divulgou comunicado na noite de domingo, 27, em nome da Boate Kiss. No documento, a empresa Santo Entretenimento Ltda. manifesta o seu “maior sentimento de dor e de solidariedade em decorrência da lamentável tragédia”.
Conforme a nota, a situação da empresa é regular e a boate tinha todos os equipamentos “previsíveis e necessários” para combater incêndios, conforme normas do Corpo de Bombeiros. A boate ainda informa que os equipamentos atendem “às necessidades da casa e de seus frequentadores”.
A empresa diz lamentar a extensão da tragédia, “que excedeu a toda a normalidade e previsibilidade de qualquer atividade empresarial”, e credita o incêndio a uma fatalidade. “Somente Deus tem condições de levar o consolo e o conforto espiritual que desejamos a todos os familiares e ao povo santamariense, gaúcho e brasileiro”.
Segundo o advogado Eduardo Kümmel, uma nota divulgada mais cedo em uma página atribuída à Boate Kiss no Facebook não teria sido redigida pelos donos da empresa. O documento, assinado por um administrador chamado Armando Neto, afirmava que o quadro de funcionários tem a “mais alta qualificação técnica” e estava “devidamente treinado e preparado para qualquer situação de contingência”.

Plano Municipal de Defesa Civil vai integrar forças de segurança e fiscalização

O prefeito Telmo Kirst decidiu antecipar a aplicação de uma ação que estava prevista para o mês de março. Trata-se do Plano Municipal de Defesa Civil que vai integrar forças de segurança e fiscalização.
A iniciativa começa a tomar forma na manhã de hoje, dia 29, a partir das 8h30min, quando acontece, no Palacinho, a primeira reunião de trabalho – aberta à imprensa – com os integrantes da comissão instituída para formatação do plano. O grupo será coordenado pelo secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany, e terá a participação do procurador geral, Oraci Rossoni, e dos secretários de Saúde, Carlos Behm, de Planejamento, Jeferson Gerhardt, e da Fazenda, Paulo Fröhlich. Foram convidados também a integrar a comissão os comandantes do 23º BPM e Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, Polícia Federal e Polícia Civil.
De acordo com Hermany, o plano vai estabelecer diretrizes de prevenção com relação a sinistros, incêndios, más condições de sanidade, de acesso e de segurança, em ambientes que comportam grande concentração de pessoas, como escolas, pavilhões comunitários, casas de show, clubes e outros, visando garantir a segurança dos frequentadores.
Na ocasião, o prefeito Telmo Kirst também solicitou, com base em experiências anteriores e, juntamente com os demais poderes que integram a comissão, a realização de uma força-tarefa, no sentido de revisar e passar um pente fino nos alvarás de funcionamento concedidos pela Prefeitura a todos esses ambientes.

Deivid Dutra/A Razão

Muitas das pessoas que conseguiram escapar voltaram para socorrer
feridos e ajudar os Bombeiros