EVERSON BOECK
[email protected]
Depois do último livro publicado sobre a Santíssima Trindade, nos anos 70, pelo importante escritor brasileiro Leonardo Boff, um sacerdote santa-cruzense volta a estudar o assunto em pleno século XXI. O padre Joaquim Daniel Wendland, com 13 anos de ordenação sacerdotal, mora há 3 anos em uma paróquia da cidade de Roma, capital da Itália, onde realiza doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG).
O assunto que será defendido na tese do padre Joaquim é a Santíssima Trindade. Segundo ele, a importância de um sacerdote brasileiro estudar sobre o assunto baseia-se no fato de que a Santíssima Trindade é um tema fundamental para o cristão e sua vida cotidiana. “É importante aproximar este dogma do dia-a-dia dos cristãos, pois não rezamos a um Deus desconhecido”, ressalta.
Conforme Wendland, há poucos trabalhos em doutorado falando sobre a Santíssima Trindade no Brasil. “Esta formação ajuda a colocar um pouco do mistério da Santíssima Trindade na vivência cotidiana do cristão, seu relacionamento com as três pessoas (o Pai, o Filho e o Espírito Santo), além de ajudar muito na formação da catequese na Igreja e, depois, na graduação em Teologia”, afirma.
Durante suas férias do curso na universidade da igreja católica PUG, o padre Joaquim retornou ao Brasil para sua casa em Santa Cruz do Sul onde mora com a família. Ele conta que neste período realiza algumas atividades pastorais na Catedral São João Batista e dá continuidade ao curso de alemão, iniciado em Roma.
ENTENDA MELHOR
Segundo a definição católica, a Teologia dogmática é a parte da Teologia católica que trata, sistematicamente, do conjunto das verdades reveladas por Deus (compiladas e reunidas na chamada Tradição, que inclui a Bíblia) e como tal propostas pelo Magistério da Igreja Católica, isto é, do dogma e das verdades fundamentais com ele vinculadas, às quais se deve em primeiro lugar o assentimento da fé. Esta teologia trata também da forma como o Magistério elaborou seu ensinamento em relação a essas verdades definitivas, irrefutáveis e imutáveis, podendo porém a sua compreensão se evoluir, à luz do estudo rigoroso por este ramo da teologia.
A palavra “Trindade” é usada para expressar a verdade bíblica de que o ser divino existe em três pessoas distintas. Embora o vocábulo “trindade” não apareça na Bíblia, a ideia percorre todos os livros da mesma.
Não seria demais ressaltar que o verdadeiro sentido da doutrina da Trindade só pode ser entendido pelo estudo da Bíblia. E foi mediante o estudo sério da Palavra de Deus que encontramos a seguinte definição: “Há três pessoas na Divindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e estas três são um Deus, da mesma substância, iguais em poder e glória”.
EVERSON BOECK
Padre Joaquim Wendland se prepara para retornar a Roma