EVERSON BOECK
[email protected]
Santa Cruz antes e depois do PAC. Assim avalia o município o Secretário Extraordinário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Gerri Machado, que entregará o cargo em dezembro. Na última terça-feira pela manhã, 30, ele concedeu entrevista exclusiva ao Riovale Jornal onde fez uma análise do PAC em Santa Cruz do Sul e destacou as obras já entregues, as que serão inauguradas até o fim do ano e lembrou das obras que já estão encaminhadas e que deverão ser concluídas pela próxima gestão.
Desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal, o PAC tem realizado investimentos que transformaram a realidade social de Santa Cruz do Sul. Segundo Gerri, o Programa, iniciado em 2010, aplicou mais de R$ 70 milhões em obras de infraestrutura, recuperação ambiental e regularização fundiária em diversos bairros da cidade, ao mesmo tempo em que desenvolveu programas sociais que melhoraram a qualidade de vida dos moradores destas comunidades.
MAIS DE 2 MIL MORADIAS
Para o secretário do PAC, Gerri Machado, as obras mais importantes e de maior investimento estão ligadas à moradia. Este ano foram entregues 260 apartamentos no Residencial Santo Antônio e as obras de outras 1.772 casas ficarão encaminhadas para serem entregues na próxima gestão.
Conforme o secretário, estes investimentos fomentam o desenvolvimento das comunidades. “Investir em moradia, especialmente em regiões periféricas como fizemos, significa reduzir a pobreza desses locais, uma vez que a aplicação de infraestrutura básica dá melhores condições de vida às pessoas, isto é, uma obra como esta exige que todo o sistema público do local seja remodelado (transporte, escolas, postos de saúde etc)”, afirma.
Neste sentido, Gerri salienta que, em conjunto com as obras de infraestrutura, são realizadas ações de ecodesenvolvimento social em cada comunidade na qual o PAC está inserido. O trabalho técnico social capacita os moradores das comunidades beneficiadas a partir de iniciativas que promovem a mobilização e organização comunitária, a educação sanitária, patrimonial e ambiental e a capacitação para o trabalho e geração de renda, garantindo o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade.
Para o secretário, o PAC influencia diretamente no modo como a sociedade vive e se organiza. “Todo o investimento do programa reverte em arrecadação, ou seja, distribuímos o dinheiro do PAC aqui, comprando nas empresas locais, fazendo com que este volume gire no município. Incentivamos que as empresas contratadas utilizassem mão-de-obra local, isso gera emprego e renda. Além disso, as áreas de lazer criadas junto ou próximas a estes loteamentos e residenciais promovem o bem-estar das famílias. Com tudo isso resolvemos, ainda, problemas de segurança pública e saúde. O PAC é um investimento integrado que dá novos horizontes para toda a população”, sinaliza.
Um dos eixos de trabalho mais importantes do PAC Santa Cruz é o de Regularização Fundiária. Na medida em que o programa é aplicado, ela vai permitindo o reconhecimento ao direito à terra e à habitação aos moradores de áreas ocupadas de maneira irregular, ou seja, é a oportunidade para que os cidadãos tenham a escritura dos terrenos em que residem. Além de garantir o direito dos moradores sobre o imóvel em que vivem, a regularização fundiária também garante às comunidades o acesso às redes de água, energia e saneamento e às opções de transporte, educação lazer e cultura. O trabalho garante ainda a proteção de áreas de preservação ambiental, como margens de rios, encostas de morros e nascentes, e a eliminação de áreas de risco.
FOTOS: Assessoria de Comunicação PAC
Secretário Extraordinário do PAC, Gerri Machado, verificando o início das
obras do Loteamento Viver Bem
PAVIMENTAÇÕES E SANEAMENTO
Na maioria dos bairros em dias de chuva as pessoas caminhavam no barro, e em dias de calor em meio à poeira. Hoje essa situação faz parte do passado para milhares de famílias. De acordo com Gerri, as principais ruas dos bairros beneficiados pelo PAC receberam pavimentação e tiveram a rede de saneamento melhorada.
Ao todo, com recursos próprios e do PAC, foram mais de 200 ruas pavimentadas pela Administração Municipal. “Hoje é possível se viver nestes bairros como em qualquer outro da cidade. Há transporte, iluminação pública, escolas e mais segurança. Claro que ainda há muito que fazer, mas as mudanças são inegáveis”, avalia o secretário.
PRÓXIMAS OBRAS
Hoje o PAC está com 36 obras em andamento em Santa Cruz do Sul. A secretaria extraordinária do PAC tem a previsão de pavimentar mais 10 ruas até o final do ano, sendo que muitas já estão em fase de conclusão. Também, nos próximos dias deve ser inaugurada a área de lazer do Bairro Bom Jesus. Além disso, há outras obras como ampliação de escolas, áreas de esporte e lazer, entre outras que estão sendo realizadas.
O destaque, no entanto, vai para os loteamentos e residenciais. “Vamos deixar em obras três loteamentos porque não teremos tempo para concluir. É o Loteamento Santa Maria com 306 casas, Loteamento Mãe de Deus com 544 casas, e o Loteamento Viver Bem, com 922 casas. Estas são as obras mais importantes do PAC e que ficarão para a próxima gestão realizar as entregas”, explica Gerri.
Obras do Loteamento Viver Bem devem começar nas próximas semanas
PAPEL DA PRÓXIMA GESTÃO
O secretário do PAC acredita que as grandes e principais obras do PAC serão inauguradas na próxima gestão, que são as quase duas mil moradias. Ele ressalta que uma articulação entre o governo municipal e federal possibilitou que as 260 moradias às quais Santa Cruz tinha direito fossem ampliadas para mais de duas mil. “É um momento histórico para o município. Nunca uma cidade como o porte da nossa criou tantas moradias em tão pouco tempo”, pontua.
Em relação à continuação do PAC em Santa Cruz, Gerri tem uma opinião clara: “Evidente que não cabe mais a nós esta decisão. Tínhamos prazos estabelecidos e corremos contra o tempo para vencê-los e fazer com que os projetos saíssem do papel. Por isso criamos uma secretaria com pessoas altamente qualificadas em setores como engenharia, meio ambiente, assistência social, entre outros. O resultado está aí: desenvolvimento. Seria um retrocesso para nossa cidade fechar uma secretaria com uma importância como a nossa, pois quem ganha é a população”, aponta.
Gerri sublinha que o papel do próximo governo será o de fiscalizar as obras e realizar as entregas. “O dinheiro é do governo federal e vai estar disponível. É só fiscalizar e realizar os pagamentos”, esclarece.
Obras concluídas e entregues:
Área de Lazer Beckenkamp
Área de Lazer Santa Vitória
Pavimentações em bairros
Ampliação e reforma EMEF Guilherme Hildebrandt
CRAS Bom Jesus
Residencial Santo Antônio (260 apartamentos)
Obras que serão entregues este ano:
Ampliação e Reforma EMEI Vovô Arlindo
Área de Lazer Bom Jesus
Pavimentação do bairro Progresso
Implantação de dois Telecentros, nos bairros Santa Vitória e Bom Jesus
Obras encaminhadas e que deverão ser concluídas pela próxima gestão:
Loteamento Mãe de Deus (306 casas)
Loteamento Santa Maria (544 casas)
Loteamento Viver Bem (922 casas)
Ampliação e reforma da Escola Harmonia
Construção de cinco novas creches (EMEIS) nos bairros Progresso, Vila Nova e Linha Santa Cruz e nos Loteamentos Santa Maria e Mãe de Deus.
Construção de uma EMEF no Loteamento Mãe de Deus
Canalização dos arroios Das Pedras, Jucuri e São João
Área de lazer na praça do Bairro Bom Jesus já está pronta