LUÍSA ZIEMANN – [email protected]
Com a chegada da época mais gostosa do ano, a Páscoa, os ovos de chocolate são a grande sensação. Mas, para fugir do óbvio, é preciso inovar para atrair os clientes. Os tradicionais ovos de marcas conceituadas vêm dando lugar aos criativos ovos de colher. Essas opções se tornaram os queridinhos entre os consumidores, uma vez que eles podem ser feitos com vários tipos de recheios cremosos – para serem consumidos utilizando uma colher.
Recheados de experiências inovadoras, os ovos artesanais a cada ano têm ganhado mais espaço nas cestas dos consumidores. As combinações podem ser as mais diversas, das sofisticadas e exóticas até as mais simples e tradicionais. Leite ninho, brigadeiro, beijinho e nutella são apenas algumas das opções de recheio acabam se tornando um atrativo diferente ao paladar, uma vez que a maioria dos ovos tradicionais é feito somente de uma casca de chocolate.
Para muitas pessoas, a produção de ovos de colher e outros doces relacionados ao coelhinho também acabou se tornando uma forma de garantir uma renda extra durante o período de Páscoa. Em Santa Cruz do Sul não é difícil encontrar diferentes doceiras que, com a proximidade da época mais doce do ano, se dedicam à confecção dessas delícias – que a cada ano ganham novas versões. Uma delas é a comerciante Luana Kothe, de 29 anos.
Luana conta que sempre teve habilidade para cozinhar, principalmente doces. Na Páscoa de 2020, com a pandemia em vigor, o comércio estava fechado e a santa-cruzense estava em casa. Com tempo de sobra, Luana decidiu unir o útil ao agradável e iniciou uma pequena produção de ovos de colher, somente para seus familiares e amigos mais próximos. “Já nesse primeiro ano eu fiz 120 de colher, sem divulgação nenhuma”, relembra.
Com a boa aceitação do público, a produção foi se expandindo e em 2021 Luana tornou seu negócio mais profissional. Foi quando surgiu oficialmente a doceria Cacau da Lua. Hoje, além de ovos de colher, Luana confecciona coelhos de chocolate, chocolates em forma de ovo frito, pirulitos de chocolate, barras, mini ovos e o kit confeiteiro, que caiu no gosto do consumidor. “No kit eu coloco todos os itens necessários para as crianças e adultos montarem seu próprio ovo de colher”, explica.
Conforme Luana, o processo de confecção dos doces inicia cerca de uma semana e meia antes da Páscoa. “O que mais gosto na arte de produzir os ovos de colher são a delicadeza deles. Eu iniciei as produções deste ano na quarta-feira da semana passada, e no fim de semana trabalhei até de madrugada para dar conta de tudo”. Como a santa-cruzense trabalha com o sistema de encomendas, essa semana é dedicada exclusivamente ao embalamento dos doces e às entregas.
Mas, para quem ainda não garantiu nenhuma dessas delícias para o próximo domingo, ainda há tempo. “Durante os dias que antecedem a Páscoa estarei colocando no Instagram @cacaudaluaa os produtos que terei a pronta entrega”, conta a doceira. Entre os sabores de ovos de colher disponíveis no cardápio da Cacau da Lua estão Charge (doce de leite, ganache de chocolate meio amargo e amendoim), Duo (brigadeiro branco e preto), Ferrero (brigadeiro de cacau, Nutella, castanha e Ferrero Rocher), Kinder (brigadeiro de leite ninho, Nutella e Kinder Bueno) e Stikadinho (brigadeiro de morango e Stikadinho).