Início Saúde Outubro Rosa também para os animais

Outubro Rosa também para os animais

Jéssica Ferreira
[email protected]

O câncer de mama, doença alvo da campanha Outubro Rosa, não é exclusividade dos humanos, mas também atinge os pets. As ações de conscientização sobre a importância da informação e do diagnóstico precoce do câncer de mama estão voltadas também para os animais de estimação – onde a cada 10 diagnósticos realizados, destes, dois possuem tumores nas mamas, principalmente nas cadelas.

E é por esta causa, que a Pet a Teti clínica veterinária tem apoiado esta campanha com o objetivo de conscientizar os donos de pets sobre a importância de exames periódicos. O diagnóstico precoce em animais tem tanta relevância quanto em humanos, aumentando em 90% as chances de cura. Além disso, o diagnóstico de câncer de mama se faz pela observação de nódulos, pólipos ou aumento de volume no tecido mamário.

“As cadelas e gatas podem ter câncer de mama, e a ocorrência deste tumor é tão alta quando nos humanos. Atualmente temos realizado toda a semana cirurgias de retirada de mama dos pets, sendo que antes eram cerca de duas por mês. O diagnóstico pode acontecer através da observação visual ou pela palpação das mamas em um exame feito pelo próprio dono no ambiente doméstico ou por um especialista no consultório veterinário”, explicou a veterinária Heloísa Teichmann Aita.

Normalmente, a doença atinge animais mais velhos e que não foram castrados ou que foram castrados após diversos cios. A castração precoce, antes do primeiro cio, é o procedimento mais indicado na prevenção do tumor. A chance de animais castrados somente depois do segundo cio desenvolverem a doença consequentemente sobe. A importância dos exames também é fundamental. Uma dica é sempre apalpar a barriga do animal e observar as mamas. Caso note qualquer alteração ou nódulo, é preciso ir imediatamente a um médico-veterinário.

“Uma coisa é certa, isto é, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores serão as chances de cura. A prevenção e o controle do câncer de mama são fundamentais, pois, muitas vezes, os pets chegam até nós já doentes”, acrescenta Heloísa. Além disso, segundo a veterinária, a maioria dos tumores de mama em cadelas é benigno, o que significa que após a retirada do nódulo o problema não irá reaparecer. Caso o animal seja identificado com o câncer, o mais indicado é a cirurgia para extração dos tumores ou das mamas.

Alerta

É cientificamente comprovado que a castração reduz o aparecimento dos tumores de mama nas cadelas e gatas. Esse tipo de tumor normalmente tem relação com as variações hormonais. Com a castração, são retirados alguns dos órgãos responsáveis pela produção desses hormônios.

Pet a Teti

Para quem ama o seu animal de estimação, o bem estar do seu bichinho e a certeza de confiá-los a uma equipe competente para cuidá-lo é uma questão necessária. Bom tratamento requer bons profissionais, ótimo local e um ambiente propício para o tratamento. Heloísa Teichmann Aita, proprietária e veterinária da empresa conta com uma equipe de 12 funcionários, entre eles os veterinários Rafael Sbicigo Aita e Aline Weigelt, além de profissionais da área de estética animal, enfermagem veterinária, secretariado e administrativo.

A clínica é voltada para o atendimento de cães e gatos e equipada com serviços de ecografia, eletrocardiograma, aferição de pressão arterial, internação, bloco cirúrgico completo, anestesia inalatória, facilitando o acompanhamento dos animas durante os tratamentos. O estabelecimento também conta com pet shop, banho, tosa e serviço de creche. 

A Pet a Teti atende na Avenida João Pessoa, nº 654, de domingo a domingo, das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia, além de trabalhar também em feriados.

Foto: Jéssica Ferreira