A Praça da Bandeira foi palco do lançamento de uma das datas mais significativas para a promoção da saúde, em especial, à saúde da mulher, na manhã da última segunda-feira, 3. O Outubro Rosa, que anualmente lança campanhas para chamar atenção quanto à prevenção ao câncer de mama, terá uma extensa programação em Santa Cruz do Sul.
Palestras, momentos de confraternização, ações pontuais em cada unidade de saúde, além de debate sobre o assunto em centros de convivência e nos Cras, fazem parte do cronograma de atividades. As ações terão como objetivo o compartilhamento de informações sobre o tema, além de promover maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, e promover a conscientização sobre a doença.
A prefeita Helena Hermany (Progressistas) prestigiou a atividade e ressaltou o trabalho realizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer. “Santa Cruz é mesmo uma cidade privilegiada. Vejo aqui tanta gente, muitas entidades que se unem por uma causa tão nobre e necessária como esta. Conheço, em especial, a atuação da Liga, que ajuda as famílias de diversas formas e que faz este trabalho sensacional para o nosso município”, afirmou.
A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Michele Waechter, destacou os 45 anos de atuação da entidade. “Como é bom contar com tanta gente apoiando a questão da saúde da mulher. E esta parceria com o município de Santa Cruz é fundamental, uma campanha que ganha força a cada ano. Atuamos há 45 anos aqui, e isso só é possível com o apoio da comunidade”, afirmou.
A programação do Outubro Rosa é uma realização da prefeitura, através da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, da Coordenadoria da Mulher, do projeto Maturidade Esportiva, em parceria com a Secretaria de Saúde, através da rede de Atenção Básica, Curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul, Laboratório Radson e Câmara Municipal de Vereadores.
Câmara homenageia a Liga Feminina de Combate ao Câncer
De autoria do vereador Raul Fritsch (Republicanos), a Câmara de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene em homenagem à Liga Feminina de Combate ao Câncer, que completou 45 anos no município em abril último. A entidade assistencial trabalha há 68 anos no auxílio a pessoas carentes portadores de câncer e na prevenção dessa patologia junto à comunidade.
A Liga foi fundada em 30 de abril de 1954 por Henriqueta Flores, que foi sua presidente por 17 anos. Sediada no Hospital de Oncologia Santa Rita, no Complexo Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, surgiu para buscar, através de grupos de voluntárias, amparar os pacientes carentes nas suas necessidades físicas, sociais e emocionais. O núcleo de Santa Cruz do Sul foi fundado em 28 de abril de 1977, na antiga Câmara de Vereadores, anexo ao Palacinho da Praça da Bandeira. O ato de fundação contou com a participação de Lygia Pratini de Moraes, então presidente da Liga Feminina do Rio Grande do Sul, e Edeltraud Frantz, esposa do prefeito da época, Arno João Frantz. A atual diretoria santa-cruzense é presidida por Michelle Henn Waechter.
Programação
• 13 e 18/10 – Atenção Móvel em Saúde
Público: Servidores da Prefeitura. Horário: 8h às 11h30 e 13h às 16h30
• 16/10 – Domingo no Lago
14h – Brinquedos infláveis, basquete 3×3, beach tennis, Feira da Saúde da Mulher, Futuro sobre Rodas (skate)
15h – Dança, alongamento e yoga
15h30 – Caminhada, corrida e passeio ciclístico
17h30 – Shows e apresentações
• 18/10, 14h30 – Palestra “Quem são estas mulheres”, com a professora Vera da Costa Somavilla, do curso de Enfermagem da Unisc. Local: Câmara de Vereadores
• 19/10, 14h30 – Palestra “Câncer de Mama e Saúde da Mulher”, com a enfermeira Ângela dos Passos. Local: Câmara de Vereadores
• 25/10, 14h – Palestra “Saúde da Mulher”. Local: CTG Lanceiros de Santa Cruz