Alyne Motta – [email protected]
Há 50 anos, Érico Veríssimo publicava “O Tempo e o Vento”. Meio século depois, a obra mantém-se viva, sendo lida em diversos cantos do Rio Grande do Sul e do Brasil. Adaptada para o cinema e a televisão, também ganhou sua versão em teatro, nas mãos do Grupo Cerco.
Em celebração a este cinquentenário, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Associação Ligia Averbuck promoveram, em todo o estado, o projeto “Érico Veríssimo – 50 anos de O Tempo e o Vento”. A iniciativa traz a peça “O Sobrado”, uma adaptação cênica de sete capítulos da obra literária “O Continente”, que integra a trilogia.
Betânia Dutra
Peça teatral “O Sobrado”, é baseada em “O Continente”, de Érico Veríssimo
Com classificação indicativa de 12 anos, a ação se remete ao ano de 1895 quando o chefe político republicano Licurgo Cambará se encontra sitiado em sua casa, junto à sua família e correligionários, sob o cerco de tropas federalistas, e fechados no sobrado durante dez dias, com pouca comida, água e munição.
Os personagens da trama se relacionam em um meio perturbado e agonizante, enquanto a morte se faz presente dentro e fora da casa. Nesse ambiente angustiante, Licurgo resiste à invasão dos maragatos e, intolerante, se recusa a pedir trégua aos inimigos. Permeia nessa obra a presença forte e constante das mulheres.
Myra Gonçalves
História se passa no Sobrado de Licurgo Cambará
DOAÇÕES
Com o apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, livros de Érico Veríssimo estão sendo distribuídos a escolas públicas. Aqui, a Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira foi a beneficiada pelo projeto, recebendo diversos exemplares da obra.
Em Santa Cruz do Sul, a apresentação da peça teatral, dirigida por Inês Marocco, acontece nesta segunda, dia 3 de setembro, às 20h, no Teatro Mauá (Cristóvão Colombo, 367). O ingresso é um quilo de alimento para o Programa Mesa Brasil Sesc/RS. Informações pelo fone (51) 3713 3222.