No início da manhã de quinta-feira, 25, às 5h, os Órgãos de Segurança Pública e da Secretária de Justiça desencadearam uma Operação Integrada, através de uma ação coordenada de forma conjunta pelos gestores das instituições Brigada Militar, Susepe, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Instituto Geral de Perícias e Guarda Municipal.
A operação denominada “Reprimenda” teve como objetivo principal a integração entre as instituições de segurança, com foco na repressão ao crime organizado, através da manutenção da ordem e disciplina da unidade prisional, transferência de apenados, fiscalização de cumprimento de pena de pessoas em prisão domiciliar, apreensão de materiais de uso não permitido e abordagens de pessoas e veículos.
A Brigada Militar garantiu a segurança das ações realizadas pela casa prisional, intensificando as ações de polícia ostensiva na cercania do presídio, bem como realizou ações de polícia voltadas à escolta dos apenados de maneira a proporcionar a segurança necessária ao transporte dos presos a outra casa prisional.
A intervenção operacional ocorreu de forma simultânea em todas as galerias da unidade prisional do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. A operação contou com aproximadamente 180 policiais de todas as instituições e 10 servidores do município de Santa Cruz do Sul, divididos em aproximadamente 40 viaturas.