Everson Boeck
[email protected]
Um grupo de 19 Policiais Militares Inativos da Brigada Militar residentes em Santa Cruz do Sul reuniram-se no dia 6 de abril do ano passado e fundaram a Associação da Reserva Altiva da BM. Hoje, com 106 membros, a associação desenvolve atividades em benefício destes e da comunidade. Os principais objetivos da entidade são a defesa dos direitos dos associados, sua confraternização social e a promoção da saúde física e mental de seus integrantes.
O presidente da Associação, Major Ricardo Carvalho de Moraes, conta que a ideia surgiu a partir de reuniões que iniciaram em abril de 2010 com o Major Gastão Gal e vários policiais militares inativos. “Em nossos encontros mensais o Major Gal questionou por que se deveria criar uma associação de pessoas da Reserva Altiva. Foi então que nos demos conta que em 1987, quando era comandante geral da BM, o coronel Jerônimo Carlos Santos Braga instituiu o dia do Inativo da Brigada Militar, celebrado dia 11 de novembro. Decidimos, então, em abril de 2011 fundar a associação, mas comemorando o militar aposentado sempre em novembro”, relata.
Moraes destaca o apoio, também, do Comando-Geral da Brigada Militar com a Associação. Ele lembra que em janeiro do ano passado, quando ocorreu a troca de comando do 23° BPM do Vale do Rio Pardo, esteve na cidade o Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu. “Ele presidiu a passagem de comando e depois conversou com os militares inativos e se colocou a disposição em seu gabinete em Porto Alegre para nos apoiar enquanto associação sempre que possível”, revela.
O Comando Regional de Policiamento Ostensivo cede para a Associação realizar seus encontros e atividades o CTG do quartel. Moraes informa que a entidade está aberta a receber integrantes de todo o Vale do Rio Pardo. Com mais de 30 anos no serviço militar, Ricardo é também Major Reserva da BM, bacharel em Português/Inglês e acadêmico de Psicologia.
PROJETOS
Moraes revela que a Associação tem três projetos principais para este ano. Dois deles se referem à inclusão dos associados em clubes de danças germânicas e tradicionalistas que, segundo o presidente, visam que estes aprendam vários tipos de danças e realizem apresentações junto aos grupos em que estiverem inseridos. “A intenção é aprender, se desenvolver e futuramente criar nosso próprio grupo de danças”, explica. Além disso, a ideia é que os integrantes conheçam outras localidades e culturas para, em médio prazo, iniciarem atividades na área do turismo.
O terceiro projeto consiste em criar um grupo das senhoras integrantes da associação que serão responsáveis por alguns trabalhos tais como a realização de bingos, chás, participar junto com os homens dos cursos de danças, entre outras.
PATRONO
O patrono da Associação da Reserva Altiva da BM é o Capitão André Sebastião Santos dos Santos, uma homenagem a este militar que foi morto em 2007 em um roubo que houve em Santa Cruz do Sul. Durante a operação ele foi atingido com uma bala de fuzil na cabeça e morreu na hora. Natural de Santa Maria, o Capitão Santos atuou cerca de um ano em Santa Cruz do Sul, na época como comandante da 2ª companhia da BM, responsável pela área do Bairro Arroio Grande até a Zona Sul.
Divulgação/RJ
Alguns dos integrantes da Associação da Reserva Altiva da BM com o comandante-geral da BM, coronel Sérgio Roberto de Abreu