Uma grande onda de solidariedade tomou conta de Santa Cruz do Sul desde o temporal da última quinta-feira. Até as 11h da manhã deste sábado, o Pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest recebeu pelo menos duas toneladas de alimentos, mais de 200 litros de água mineral, mais de 200 colchões, além de roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos.
Segundo balanço preliminar da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, mais de 500 moradores foram atendidos. A maior necessidade de doações no momento agora é de materiais de higiene e limpeza, fraldas, móveis e eletrodomésticos como geladeira e fogão em bom estado. O Pavilhão 3 estará aberto até as 17h deste sábado.
A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, e o vice-prefeito Elstor Desbessell estiveram no Parque da Oktoberfest e também nos Cras Beatriz Frantz Jungbut e Integrar acompanhando o trabalho das equipes. “Quero agradecer a todos que estão se envolvendo, é emocionante chegar aqui e ver a quantidade de doações, roupas, calçados, móveis, e ver a felicidade das pessoas saírem com as mãos cheias de sacolas. Isso se deve tudo à solidariedade do nosso povo”, disse Helena.
Atendimento nos Cras
Para facilitar e agilizar o atendimento, a Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte informa que os moradores atingidos pela forte chuva nas regiões dos Cras Beatriz Frantz Jungblut e Cras Integrar devem buscar as doações de alimentos, roupas e materiais de higiene nestes locais. Os locais estarão abertos até as 17h deste sábado e os atendimentos serão retomados na segunda-feira.
A população dessas regiões que necessitar de móveis e utensílios domésticos também deve se cadastrar nos dois respectivos Cras. Assim, não precisam se deslocar até o Parque da Oktoberfest. A prefeitura solicita que apenas uma pessoa por família vá até os locais para evitar aglomerações.
Cras Beatriz Frantz Jungblut (3711 9187): moradores dos bairros Santa Vitória, Faxinal e Menino Deus e dos Loteamentos Beckenkamp e Viver Bem.
Cras Integrar (3713 4288): moradores dos bairros Bom Jesus, Santuário, Pedreira, Schultz e Senai.