No próximo sábado, dia 20 de outubro, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) será sede da 11ª Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, articulada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, que conta com 13 polos no estado. As provas serão aplicadas pelo Núcleo de Socialização de Ciência e Tecnologia (NSCT) da Unisc, nos blocos 12 e 13 da instituição, das 14h às 17h30min.
O evento representa a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Química e ocorre em uma única etapa composta de prova com questões teóricas, considerando o programa estabelecido em nível nacional. O objetivo é estimular o estudo da ciência nas escolas de ensino médio e tecnológico, promovendo a integração entre professores e alunos de diferentes localidades do Rio Grande do Sul.
Cada escola participante pode inscrever, no máximo, 21 estudantes, divididos nas modalidades EM1 (alunos matriculados na 1ª série), EM2 (alunos matriculados na 2ª série) e EM3 (alunos matriculados na 3ª ou na 4ª série). Os dez participantes de mais elevados escores em cada grupo serão os vencedores da olimpíada e receberão certificados e medalhas. Já os classificados com notas acima de cinco ganharão certificados de menção honrosa. Os 25 estudantes de mais elevados escores nas modalidades EM1 e EM2 vão representar o Rio Grande do Sul na Olimpíada Brasileira de Química de 2013.