Localizado em um ambiente de destaque no parque, a Casa da Afubra é um destino certo para os visitantes da Oktoberfest. Desde as primeiras edições da Festa da Alegria, o espaço oferece um ambiente onde é possível aproveitar a gastronomia e a música da festividade típica, e ainda conhecer um pouco do importante trabalho que a instituição realiza junto aos produtores.
O início dos trabalhos na edição 2024 ocorreu um dia antes da abertura oficial do evento, onde o presidente da Afubra, Marcilio Drescher, deu as boas-vindas aos convidados e apresentou as atrações da Casa da Afubra nesta edição da Oktoberfest.
O espaço irá homenagear os 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, contando um pouco da sua história e oferecendo a possibilidade do visitante vivenciar jogos típicos da época dos primeiros colonizadores, como o Bolão de Mesa. O ambiente conta com uma belíssima decoração, lavoura demonstrativa de tabaco no jardim, horta, composteira, exposição de módulos solares, eletroposto e um veículo elétrico.
Afubrinha ganha vida em versão robótica
Programa de sucesso da Associação dos Fumicultores do Brasil, o “Verde é Vida” leva a integração entre educação e tecnologia para a Oktoberfest. A abertura da Casa da Afubra no parque encantou os presentes com uma demonstração resultado de um evento igualmente de sucesso: o campeonato de robótica realizado na última edição da Expoagro Afubra. A ideia deu tão certo que a Afubra já planeja um campeonato municipal de robótica nas escolas de Santa Cruz do Sul.
A ideia é mobilizar alunos e professores em torno do tema “Desenvolvimento Sustentável”, usando a tecnologia. A demonstração ficou à cargo de alunos do Colégio Marista São Luís e da Fuzzy Escola de Ciência e Tecnologia. Um dos destaques da apresentação foi a versão robótica do mascote da Afubra, o “Afubrinha”. O programa de robótica da Afubra conta com o patrocínio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco).