Ana Souza
[email protected]
Débora Dumke
[email protected]
As delícias do interior do Vale do Rio Pardo e também vindas de outras regiões do Estado estiveram nos estandes do Pavilhão da Agricultura Familiar, numa área de 600 metros quadrados. A feira foi uma das grandes atrações da 37ª Oktoberfest e Feirasul. Produtos como queijos, pães, cucas, salames, linguiças, vinhos, cachaça, doce de leite, flores e artesanato foram comercializados no local, que reuniu 50 expositores.
A Emater/RS-Ascar e as secretarias de Agricultura de Santa Cruz do Sul e do Rio Grande do Sul foram parceiras da Coordenação Executiva na organização do espaço. “Os expositores estavam muito otimistas. Começaram a vender muito bem nos últimos dias. A feira recebeu um grande movimento no final da nossa Oktoberfest”, enfatizou o coordenador da Agricultura Familiar, Carlos Corrêa da Rosa. Os números oficiais serão divulgados em breve.
A meta de comercializar mais de meio milhão de reais em produtos na Feira da Agricultura Familiar foi superada. Corrêa avaliou que o novo local exclusivo para os pequenos produtores foi um sucesso de público e de vendas. “Ao todo, foram mais de R$ 542 mil comercializados, com destaque para as vendas de doce de leite, queijos, embutidos e cachaças”, comentou.
SATISFAÇÃO
Um estande bastante procurado foi o da Estrelat, de Estrela. O doce de leite produzido pela empresa foi lançado na mais recente edição da Multifeira daquele município do Vale do Taquari e já tem premiações, sendo medalha de ouro em sua categoria no concurso estadual da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios, além de figurar entre os dez alimentos premium da 45ª Expointer, de Esteio, e os 50 mais diferenciados do Estado em levantamento do Sebrae-RS.
“As vendas superaram todas as expectativas. O nosso doce vai fazer um ano na semana que vem. Estamos muito felizes com toda a repercussão que o doce de leite teve na Oktober. No dia 20, superamos dez vezes mais a venda da semana passada. Lançamos também os kits para presente, em que vem um pão de mel. Foi um lançamento bem bacana”, destacou o proprietário da Estrelat, Roberto de Oliveira.
De Vera Cruz, Luís Daniel Schünke apresentou um produto tradicional do interior que agrada todos os paladares e casa perfeitamente com cuca: a linguiça. “As vendas foram muito boas. Os visitantes procuraram muito os produtos. Tivemos uma expectativa muito alta nas vendas e que se confirmou. Todos aproveitaram os atrativos, que foram diferenciados este ano. Vendemos linguiça e salamito, e tivemos degustação dos produtos para os visitantes”, comentou Schünke.