Sairão das mãos de estudantes das 26 escolas municipais de Santa Cruz do Sul os pratos típicos de mais um concurso gastronômico da Festa da Alegria. A atividade, que será aberta para alunos entre 9 e 13 anos do 5º ao 9º ano, tem o objetivo de propor inovação ao concurso “Prato Típico”, realizado em edições anteriores e que no ano passado teve como vencedor a receita Kleine Schnitzel, de autoria de Leonardo Müller.
A participação no concurso “Chefinho Oktober”, que terá caráter cultural e recreativo, é voluntária e gratuita. A organização está a cargo Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Cruz do Sul (Senac). Os vencedores ganharão acessos livres ao parque durante a 38ª Oktoberfest, além de medalhas para os 10 finalistas.
Conforme o presidente da 38ª Oktoberfest, João Goerck, a atividade será voltada ao público infantil como forma de integrar e oportunizar que as crianças conheçam, apreciem e sejam disseminadoras da cultura germânica. “Com a onda dos chefs mirins em alta, cada vez mais as crianças têm mostrado que sabem cozinhar melhor do que muitos adultos. E trazemos isso para a Festa da Alegria como forma delas terem mais acesso às tradições germânicas, até porque uma das exigências é de que o participante destaque no mínimo um ingrediente típico alemão em sua criação”, frisa.
O período de inscrições iniciou na quinta-feira, 17 de agosto, e segue até 15 de setembro. Cada escola poderá inscrever somente uma receita e para participar devem preencher a ficha de inscrição, anexar uma foto do prato proposto na ficha técnica, e informar o nome do prato, conceito, receita e justificativa da sua criação, além de elaborar um vídeo apresentando o prato. O documento de inscrição, que será entregue para os educandários, deverá conter a assinatura do responsável legal pela criança participante.
Como vai funcionar
A temática que irá embasar e inspirar as criações para a edição será receitas de família. O concurso será dividido em três etapas. Na primeira, ocorreu a sensibilização, realizada nesta quinta-feira, às 11 horas, no Auditório da Assemp. “Os educandários puderam esclarecer suas dúvidas e retirar as fichas de inscrição”, destaca a diretora do Senac e coordenadora de Ações Educativas da 38ª Oktoberfest, Daniela Laner.
Na segunda etapa, no mês de setembro, já com a seleção dos 10 finalistas, a Comissão Julgadora fará a escolha das cinco melhores receitas em evento na sede do Senac, levando em consideração os critérios: sabor, originalidade, criatividade e apresentação. A grande final acontecerá durante a 38ª Oktoberfest. Para a realização de cada uma das etapas, a cozinha do Senac Santa Cruz do Sul estará disponível para os participantes finalizarem seus pratos para apresentação à Comissão Julgadora. Será de responsabilidade dos respectivos participantes, providenciar os insumos e prataria para execução e apresentação da receita.