O dia nacional do cirurgião-dentista coincide com a assinatura do decreto 9.311, de 1884, que criou os primeiros cursos de Odontologia no Brasil. Por isso, essa foi a data foi escolhida para homenagear os profissionais da área.
O cirurgião-dentista é responsável por cuidar dos dentes, de problemas na gengiva, boca e ossos da face. Na verdade, ele cuida da saúde bucal como um todo, além da parte estética. Dentre as funções, pode fazer restaurações, obturações, projetar e instalar próteses e dentaduras.
O profissional pode exercer a profissão como clínico geral ou optar por outras especialidades, como cirurgia, endodontia, implantodontia, estética, periodontia, ortodontia, odontopediatria, traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial.
O curso superior de odontologia tem duração cinco anos. No ciclo básico, há disciplinas como anatomia, patologia e fisiologia. Na parte profissionalizante, o aluno tem aulas de farmacologia, cirurgia, prótese e traumatologia. E logo no segundo ano treina obturações em bonecos. Fonte: UFGNet
ESPECIALIZAÇÕES
Após a formação como profissional de Odontologia, são vários os ramos de especializações: cirurgião-dentista, realiza cirurgias; Endodontista, trata da polpa e da raiz dos dentes; Implantodontia, faz implante de próteses nos maxilares; Estética, corrige a posição dos dentes e faz clareamento; Periodontista, trata as doenças da gengiva e dos ossos da boca; Ortodontista, faz alterações estéticas, na mordedura e na posição dos dentes através do uso de aparelhos dentários; Odontopediatria, cuida especificamente de doenças de crianças e Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial, diagnostica e trata doenças, lesões e traumas na boca, maxilar e face.
Fotos: Divulgação/RJ
Dentistas cuidam da saúde bucal como um todo
______________________________________
Odontologia preventiva
Os dentistas recomendam que se façam check-ups uma ou duas vezes por ano, dependendo da condição dos dentes. Durante o check-up, é provável que seu dentista tire raios X e examine cuidadosamente seus dentes para ver se têm cáries. Usando um anestésico local e uma broca de alta rotação, ele quase sempre pode restaurar quaisquer cavidades que encontrar sem causar dor. Para os que têm muito medo de ir ao dentista, hoje alguns desses profissionais usam lasers ou um tipo de gel que dissolve a cárie, o que pode reduzir ou mesmo eliminar o uso de uma broca ou anestésico. No caso de crianças, os dentistas dão atenção especial ao irrompimento dos molares a fim de avaliar se há fissuras ou sulcos na superfície de mastigação que seriam difíceis de limpar com a escova. O dentista talvez recomende cobrir esses sulcos com um selante para tornar a superfície do dente mais lisa e fácil de limpar e, assim, protegê-lo das cáries.
No caso de adultos, os dentistas se preocupam principalmente com a prevenção das doenças da gengiva. Portanto, se o dentista encontrar qualquer depósito de tártaro, ele o removerá por meio de raspagem. A maioria das pessoas não costuma escovar todas as áreas dos dentes quando faz a escovação. Por isso, seu dentista talvez lhe dê algumas dicas de como melhorar nisso. Alguns dentistas encaminham os pacientes a técnicos em higiene dentária especialmente treinados para essa importante tarefa.
Fonte: www.watchtower.org
Data festiva tem como base o surgimento dos primeiros cursos de Odontologia no Brasil