Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Com o objetivo de ampliar as vagas para a educação infantil, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul está investindo na construção de novas unidades previstas para serem inauguradas neste ano. As novas escolas estão sendo edificadas no Residencial Viver Bem e bairro Progresso e após serem finalizadas, irão atender mais de 800 crianças que residem na zona sul. As obras fazem parte de um conjunto de ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, que através do levantamento de demandas, busca oferecer cada vez mais vagas para os pequenos, gerando uma redução significativa da lista de espera e a zerar um edital.
Uma das obras está sendo executada na Emei Viver Bem, localizada no Residencial de mesmo nome, que está com a construção em fase final. No local serão atendidas 200 crianças, de zero a 5 anos. A escola infantil também atenderá a região do bairro Santa Vitória que atualmente é atendida pela Emei Vovô Arlindo. A previsão, segundo a secretária de Educação, Juliana Bach, é de que o novo prédio atenda os moradores assim que os protocolos e condições de atendimento pós pandemia forem definidos. Outro bairro beneficiado com a construção de uma nova Emei é o Progresso. Com cerca de 50% da edificação concluída, a nova escolinha atenderá 200 crianças, sendo que 100 crianças virão da Emei Santo Antônio.
Emei Sildo Goettert
Ainda em 2020, de acordo com a secretária Juliana Bach, terá início a construção de mais uma unidade para atender os pequenos no bairro Castelo Branco onde será erguida a Emei Sildo Goettert. “Cerca de 30 por centro da lista de espera está concentrada naquela região da cidade, por isso da importância de agilizarmos a construção desta Emei”, afirmou a secretária. O prédio será construído via Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) 1, da Caixa Econômica Federal. A nova unidade atenderá 240 crianças dos bairros Arroio Grande, Vila Nova, Esmeralda e o próprio Castelo Branco.
No loteamento Mãe de Deus, que irá receber 400 famílias, oriundas dos mais diversos bairros do município, também haverá uma Emei. Através do Finisa 2, a nova instituição está em fase de elaboração de projeto e terá capacidade de atendimento para 240 crianças. “O prefeito tem como prioridade de seu governo ampliar a oferta de vagas na educação infantil. A Central de Vagas, que tem por objetivo realizar estudos técnicos sobre o atendimento à criança, traz os dados necessários para que possamos planejar onde devemos oferecer mais vagas e quantas vagas são necessárias”, finalizou Juliana. (Com informações da Secom)