Uma obra aguardada com expectativa pelos moradores de Linha João Alves e que terá grande impacto na mobilidade urbana de Santa Cruz do Sul começa finalmente a sair do papel. O asfaltamento da Travessa Dona Leopoldina, que liga a estrada geral de João Alves à RSC-287, foi retomado na semana passada pela P.A.P. Consultoria de Investimentos Ltda., vencedora da licitação.
Conforme o engenheiro responsável pela obra, Enio G. Immich Junior, a previsão mais otimista é que os trabalhos sejam concluídos em sete meses, três a menos do que prevê o contrato. “A parte mais crítica será os primeiros dois ou três meses, pois teremos a detonação de rochas. Mas até final do ano, já queremos estar com tudo bem encaminhado”.
Desde a segunda-feira, 28, operários comandam máquinas e caminhões na limpeza superficial, escavações e alargamento da via. Em duas semanas, devem iniciar as obras de drenagem, além da construção da nova rede de água. Junior prevê que até final do mês, 20% já deve ser executado. Depois, entram as etapas de terraplanagem, pavimentação asfáltica e sinalização.
O engenheiro faz um alerta e apelo aos motoristas que trafegam pela via. “Precisamos contar com a colaboração de todos. Obras na pista sempre são um risco, então precisam tirar o pé do acelerador”.
A prefeita Helena Hermany, o vice-prefeito Elstor Desbessell e o vereador e líder do governo, Henrique Hermany, visitaram as obras nessa quinta-feira, 8, acompanhados por moradores da Travessa.
“É um grande problema quando uma obra começa e ela tem de parar. Por isso, esse tempo para sanar todos os entraves e fazer os ajustes necessários no projeto. Atuamos em parceria com essa comunidade para que agora os trabalhos sejam executados até o fim, sem mais interrupções”, disse Helena.
Já Desbessell destacou o impacto que a via terá na mobilidade urbana do Município. “O rápido crescimento populacional de Linha João Alves deve intensificar o trânsito pela Travessa Dona Leopoldina num futuro próximo. Além disso, ela será uma terceira opção de ingresso na cidade, desafogando as demais”.
”É uma grande emoção”, diz moradora que aguardava obra há 30 anos
Em outubro de 2020, os trabalhos de alargamento da via chegaram a começar. No entanto, alguns obstáculos foram encontrados e houve a necessidade de fazer correções no projeto. Moradora há 30 anos da região, a feirante Leonici Sehn, comemora a retomada da obra. “É uma grande emoção, estamos esperando há muitos anos. Foi a maior tristeza quando começou e parou, a gente até perdeu a esperança. Mas agora estamos bem confiantes, com a certeza de que vai continuar e vai ficar bom”. Ela cita a poeira e os buracos, principalmente após a chuva, como os principais problemas da estrada.
Saiba mais
A Estrada Travessa Dona Leopoldina faz a ligação da RSC-287, em Linha Pinheiral, à localidade de Linha João Alves, uma região de grande expansão urbana. O asfaltamento deverá começar a poucos metros depois do início da via e terminar defronte à Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina, em uma extensão de 2.658,76 metros. Estima-se que em torno de três mil moradores do entorno sejam diretamente beneficiados com essa obra, que também vai evitar que moradores da Zona Sul do município tenham que atravessar toda a cidade para chegar às suas residências após saírem da rodovia.