Na manhã desta segunda-feira, 4, foram definidos os últimos detalhes sobre o projeto e revitalização no entorno da Biblioteca Pública Municipal, na esquina das ruas Marechal Floriano com a Tiradentes. Prevista para ser inaugurada até o final de abril, conforme anunciado pelo prefeito Telmo Kirst, a próxima etapa dos trabalhos é a desocupação do prédio, atualmente utilizado pela Central de Serviços, vinculada à Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu). Este espaço, que também será totalmente reformado, servirá para abrigar as oficinas de cultura (cerâmica, música, desenho e pintura em tela). Segundo o secretário, Gerson Vargas, em duas semanas iniciará a demolição do prédio na esquina da Rua Galvão Costa, que dará lugar à praça.
No local, além de calçamento com bloquetes, será executado um projeto paisagístico, que inclui árvores e ajardinamento. Também serão implantados playground, chimarródromo, pergolado, bancos e mesas para leitura ao ar livre, lixeiras e iluminação com lâmpadas de led.
A reforma do antigo presídio, onde funcionará a Biblioteca Pública Municipal, está na fase final. O Secretário de Cultura, Edemilson Severo, e de Transportes e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, mais a arquiteta da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Patrícia Assmann, estiveram no local para definir as adaptações para definir os aspectos relativos às obras que ainda faltam, e, principalmente, das questões que visam garantir a acessibilidade no local, tanto para a praça de lazer, biblioteca e futuras oficinas. “Queremos que o futuro espaço se torne um canto vivo da cultura de Santa Cruz, de fácil acesso, aconchegante e confortável”, finalizou Severo.
Ainda segundo ele, a evolução das obras serão acompanhadas rotineiramente, com objetivo de cumprir o prazo estipulado pelo prefeito Telmo Kirst, previsto para o início do segundo trimestre.