Início Educação Obra do Mânica pode iniciar no fim do ano

Obra do Mânica pode iniciar no fim do ano

Deputado Faisal Karam (máscara branca) conheceu estrutura de salas de aula improvisadas em conteiners da Escola José Mânica alugados pelo Estado – crédito: Rolf Steinhaus

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Um sonho que pode estar próximo de se tornar realidade. A obra para construção de um novo prédio da Escola Estadual José Mânica, localizada no bairro Esmeralda, que há nove anos aguarda pelo início da construção, pode ter início no final do ano. Essa previsão mais otimista foi feita pelo Deputado Estadual e ex-secretário Estadual de Educação Faisal Karam durante visita realizada na tarde da última quinta-feira, 13, ao educandário santa-cruzense.

Ao avaliar a obra, o político lamentou que a situação tenha chegado neste ponto. “É lamentável, mas isso retrata a situação das obras do Estado na educação. Não é por falta de recursos e sim, por falta de agilidade na tramitação dos projetos e de priorizações ao longo dos anos 30 anos em todos os segmentos. A única coisa que funciona a área tributária, que está em dia. o grande desafio é modernizar essa parte de entregas e resultados e romper estes gargalos, pois é inadmissível que se leve tanto tempo para realizar os tramites, termina o mandato e a obra ainda não começou”, destacou o deputado, criticando o sistema burocrático do Estado que acaba inviabilizando a realização das obras.

Karam frisou ainda que não é possível ver uma escola com conteiners alugados para abrigar salas de aula e refeitórios com custo elevado do Estado e com diminuição de alunos por não apresentar uma estrutura adequada. “Vemos a escola encolhendo, como se ouvesse interesse do Estado em terminar com a escola. A ideia que se passa é essa, que cada vez a escola tem menos alunos que vão para uma estrutura melhor e esta estrutura sendo sucateada”, frisou.

Sobre o projeto do novo prédio, Karam informou que eles estariam prontos, mas que uma parte antiga onde precisa ser verificada se há problema estrutural, sendo necessária uma avaliação. “Os projetos estão no setor de orçamentos e se der tudo certo, a obra começa em outubro ou novembro deste ano”, disse Karam, em previsão otimista, salientando que a obra deve sair em razão da ação judicial que prevê multa caso o Estado não execute os projetos. A visita ao Manica foi acompanhada pelo diretor Vinicius Finger e pela assessora Eliana Giehl, representando a Deputada Estadual Kelly Moraes.

Ao avaliar a visita de Faisal Karam, Finger destacou que a vinda do Deputado Faisal Karam demonstrou um sinal de que a necessidade de investimentos na estrutura física da escola é um consenso na sociedade e entre aqueles que nos representam no governo. “Como nos falou o Deputado, existe verba e projetos já finalizados para a melhoria de nossa escola. Porém, ainda continuamos nos perguntando: depois de nove anos de espera por um novo prédio, e por reformas no antigo, o que ainda falta para ele ser construído?”, questionou o diretor.       

 Pela manhã, o deputado também esteve visitando a Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira onde recebeu a solicitação para a construção de cinco novas salas de aula entregue pela diretora do educandário, Janaína Venzon, que estava acompanhada do presidente do Circulo de Pais e Mestres, Angelo Oliveira. Karam confirmou que irá encaminhar o pedido para a Secretária Estadual de Educação. As duas visitas as escolas santa-cruzenses foram acompanhadas pelo vereador Francisco Carlos Smidt.