Início Política “Objetivo principal é fazer um governo histórico para Santa Cruz”, diz Mathias...

“Objetivo principal é fazer um governo histórico para Santa Cruz”, diz Mathias Bertram

Conheça as principais propostas de Mathias Bertram, do PTB

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Mathias Bertram, candidato a prefeito pelo PTB. Foto:  Divulgação

Com o objetivo de apresentar as principais ideias e propostas, o Riovale Jornal encerra hoje, 6, a série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Seguindo o critério definido por ordem alfabética, Mathias Bertram, do PTB, que tem César Cechinato (PSDB) como vice, é o último entrevistado que apresenta os seus planos caso seja eleito como futuro gestor do Município pelos próximos quatro anos.   

Riovale Jornal – O senhor entende que existe uma disparidade no desenvolvimento entre centro, bairros e interior? Quais políticas o senhor pretende realizar para reduzir essa disparidade?

Mathias Bertram – Essa diferença no desenvolvimento entre centro, bairros e interior tem vários motivos que são, inclusive históricos e até mesmo culturais. Algumas dessas diferenças devem ser respeitadas e outras, precisamos trabalhar para promover o desenvolvimento necessário sem prejudicar as características e as necessidades das pessoas. Nosso Programa de Governo está orientado por uma base muito importante que é o diálogo. Pretendemos incentivar as iniciativas que deram certo e discutir com as comunidades quais as melhores alternativas para promover o desenvolvimento desejado por cada comunidade.

RJ – Qual seu entendimento a respeito da diversificação econômica? Santa Cruz é ainda muito dependente do tabaco ou isso, no seu entendimento, não é um problema? À frente do governo, como pretende lidar com essas questões?

Mathias – Diversificação econômica é algo absolutamente necessário nos dias de hoje. Ainda mais se levarmos em conta o cenário econômico pós-pandemia. Quando um Município tem uma base econômica diversificada, o risco de perdas por uma crise fica diminuído e a capacidade de retomada sempre é menos dolorosa. Sim, nosso Município é bastante dependente da cadeia produtiva do tabaco, mas já estamos passando por um processo de diversificação tanto no campo, quanto no setor industrial e no comércio. Nosso povo é trabalhador e busca alternativas de trabalho e produção. O desenvolvimento econômico do Município terá atenção especial em nosso governo com a implementação de programas que vão desde o incentivo às empresas que estão instaladas e movimentando a economia, até a criação de novos distritos industriais e a revitalização do berçário industrial. Também iremos melhorar as condições de mobilidade, urbanismo e segurança para que o comércio, nas várias áreas urbanas, tenha condições de se desenvolver. Vamos empenhar boa parte das nossas capacidades para gerar emprego e renda de forma sustentável para os santa-cruzenses.

RJ – Na área turística, Santa Cruz tem perspectivas de crescimento? Quais seus planos em relação a esta área importante, o turismo?

Mathias – Entendemos que o turismo é um dos setores que mais apresentam possibilidades de crescimento para Santa Cruz, além de ser um importante meio de diversificação e ampliação de emprego e renda. Temos uma boa base que precisa ser organizada e fortalecida. Nós iremos assumir o papel de elemento agregador das forças que atuam no planejamento e desenvolvimento do produto turístico, proporcionando condições para que as diversas opções de turismo que oferecemos possam se tornar uma importante fonte de trabalho e renda para a população. Vamos viabilizar a implementação de um Centro de Eventos. Melhorar as condições para desenvolver o Turismo de Negócios. Criar um Circuito Gastronômico. Revitalizar e qualificar infraestrutura e atendimento para consolidar a Rota Germânica. Iniciar os estudos e o planejamento para implementação da Rota Serrana. Criar e implementar o Vale Cervejeiro e Gastronômico. Revitalizar, melhorando as estruturas do Parque da Oktoberfest, Parque da Gruta, Parque da Cruz, Parque de Eventos e Autódromo. Por fim, iremos implementar estruturas mínimas necessárias de acesso, segurança, sanitárias e de convivência no entorno do Lago Dourado, para que a comunidade e o turista possam utilizar aquele belo parque como opção de lazer e atrativo turístico.

RJ – Em termos de educação, especialmente nas escolas municipais, o que está em falta no Município de Santa Cruz e o que pretende fazer para solucionar essa questão?

Mathias – Entendemos que esta área é vital para o desenvolvimento do nosso Município. Vamos retomar o diálogo com os trabalhadores da educação para entender as realidades locais onde atuam e promover as adequações de estrutura, pessoal, equipamentos e materiais necessários para atender aos nossos alunos (e seus pais) no processo educacional, inclusive com a ampliação das escolas existentes e a construção de novas unidades onde há necessidade. Algumas das ações que iremos realizar: Investir na formação continuada dos nossos profissionais da educação. Promover a universalização das atividades educativas no turno inverso da escola. Garantir internet e wi-fi de qualidade nas escolas. Aproximar o Sistema S das escolas municipais. Retomar as Oficinas Itinerantes nas EMEFs. Retornar com a Educação Física nas EMEIs. Realizar oficinas de promoção de saúde nas escolas. Levar o Serviço de Supervisão e Orientação Escolar para dentro das EMEIs e EMEFs. Regulamentar o piso salarial dos professores. Implementar cozinha e refeitório nas EMEFs. Viabilizar a instalação de bibliotecas em todas as escolas.

RJ – Santa Cruz costuma ser um destaque positivo em saúde pública. O que pretende fazer para ampliar a qualidade dos serviços nesta área?

Mathias – Esse destaque positivo existe se considerarmos a média da qualidade dos serviços de saúde oferecidos pelos outros municípios brasileiros. Ainda estamos longe do nível que desejamos para atender os santa-cruzenses com qualidade. Nós vamos reduzir as filas e garantir a transparência nas listas de acesso aos serviços de saúde. Iremos revisar os processos de encaminhamento das demandas de saúde, facilitando o acesso a consultas, exames e especialistas, utilizando as estruturas de TI. Iremos promover a revisão do horário de atendimento nos Postos de Saúde estendendo até 21h conforme necessidades localizadas. Negociar a volta do atendimento hospitalar e pediátrico 24h no Hospitalzinho. Reorganizar o trabalho das agentes de saúde. Ampliar o atendimento de saúde bucal nos postos de saúde. Trazer os centros de referência em urologia, traumatologia e neurocirurgia para Santa Cruz. Implementar o Plantão de Urgências Odontológicas e o Centro de Especialidades Odontológicas. Implementar o prontuário eletrônico integrado do cidadão, a integração das informações do prontuário único entre todos os serviços de Saúde Pública no Município e estabelecer condições para utilização da telemedicina.

RJ – O setor cultural foi amplamente prejudicado devido à pandemia do coronavírus. Quais estratégias para fomentar a cultura no Município?

Mathias – Na área da cultura o Município deve assumir o papel de fomentador do sistema como ferramenta de aprimoramento do cidadão. A primeira atitude será destinar recursos no orçamento do Município para fomentar atividades culturais, em especial, nas escolas. Criar um programa Municipal de Incentivo à Cultura com criação e regulamentação de uma Lei Municipal de Incentivo à Cultura e desenvolver um calendário com atividades culturais o ano todo.

RJ – Como a gestão pensa em qualificar a questão do abastecimento de água e saneamento básico no Município?

Mathias – Revisão e auditoria do Contrato da Corsan observando o Marco Legal do Saneamento e exigindo, com rigor, o seu cumprimento, além de retornar a fiscalização e validação das pavimentações realizadas pelas empreiteiras contratadas da Corsan. Não podemos aceitar a quarta conta mais cara do Brasil, nós vamos estar ao lado da população, não vamos aceitar omissos esse contrato entre amigos.

RJ – O Meio Ambiente é o grande responsável pelo desenvolvimento da vida no planeta. Em Santa Cruz do Sul, como o senhor pretende preservar esse patrimônio natural?

Mathias – Garantindo a aplicação da legislação vigente naquilo que for competência do Município. Também vamos promover a conscientização ambiental nos meios escolares e incentivar práticas como a compostagem e a separação de lixo, vamos também ampliar e estimular a coleta seletiva da Coomcat.

RJ – Dando uma demonstração de transparência aos eleitores, o senhor pretende anunciar o secretariado antes do resultado das eleições? Se sim, quais são os nomes?

Mathias – Não entendemos que isso seja uma questão de transparência. Também não entendemos que antecipar o anúncio de nomes seja algo importante para o processo democrático da eleição de um prefeito municipal. O que podemos garantir é que a composição do futuro governo obedecerá critérios técnicos na estruturação de primeiro e segundo escalão, com o viés político necessário para a sustentação de um governo eficiente diante dos interesses da população de Santa Cruz do Sul.

RJ – Caso eleito como prefeito, quais objetivos frente ao Governo Municipal e qual legado a ser deixado para Santa Cruz do Sul?

Mathias – O objetivo principal é fazer um governo histórico para Santa Cruz, marcado pelo diálogo e a solução das dificuldades da população pela via do entendimento, buscando as soluções possíveis para atender a todos os envolvidos. Nosso grande desafio é promover o desenvolvimento do Município no pós-pandemia, gerando emprego e renda, oferecendo melhores serviços de saúde, educação e convivência para a população. Queremos ainda, liderar Santa Cruz rumo à era da inteligência artificial. Estou preparado porque tenho o apoio de um grande grupo político e de pessoas capacitadas tecnicamente para liderar Santa Cruz e planejar, junto com a população, o Município que queremos para as próximas décadas.