Início Religião Oase comemora 20 anos de projeto

Oase comemora 20 anos de projeto

EVERSON BOECK
[email protected]

Cerca de 230 pessoas participaram no ultimo domingo, 28, das atividades festivas que celebraram os 20 anos do “Projeto Alegria e Esperança” desenvolvido pela Comunidade Evangélica de Santa Cruz do Sul – Centro (IECLB) e a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase Centro) de Santa Cruz do Sul.
A programação começou às 9h30min com um culto festivo de Ação de Graças com a participação das crianças e adolescentes do projeto. Durante a manhã aconteceu a apresentação de trabalhos e atividades das oficinas de arte, bordado, música, canto e hip-hop, no Salão de Festas da Comunidade Evangélica Centro. Ao final, ao meio-dia, foi servido o almoço de confraternização.
De acordo com a coordenadora do Projeto Alegria e Esperança, Marlene Fuerstenau, uma das finalidades da iniciativa é formar cidadãos mais conscientes. “Queremos que nossos jovens se tornem pessoas responsáveis e preocupadas com o presente e futuro, comprometidos com o contexto onde estão inseridos. Por isso trabalhamos, através das nossas diversas oficinas, a autoestima e oferecemos assistência psicológica, prevenindo o envolvimento com drogas, álcool e prostituição”, destaca.
Marlene, que também é presidente da Oase Centro, ressalta a alegria que sente em conseguir ajudar as pessoas com as ações do projeto. “O evento foi emocionante. Tivemos diversos relatos e um deles foi de uma mulher de 24 anos que fez parte do Alegria e Esperança dos 13 aos 18. Ela conta que, ao contrário dos irmãos – que infelizmente são analfabetos – recebeu estímulo para estudar e agora está se formando no Curso Técnico em Enfermagem”, sublinha.
O Projeto também possui ações que auxiliam no aprendizado de crianças e jovens com oficinas que funcionam como uma espécie de reforço escolar, mantendo constante contato com as escolas frequentadas pelos mesmos e distribuindo kits escolares. O Projeto ainda tem um trabalho de orientação voltado para as mulheres na área da saúde, alimentação e busca por alternativas de renda.

ROLF STEINHAUS

Jovens participantes do projeto emocionaram o público
com suas apresentações

O PROJETO

O Projeto Alegria e Esperança é um trabalho diaconal da Comunidade Evangélica de Santa Cruz do Sul – Centro (IECLB) e a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase Centro). Na iniciativa, são oferecidos três encontros semanais com turmas diferenciadas: nas terças e quintas-feiras participam adolescentes e jovens entre 12 e 18 anos e, nas sextas-feiras, crianças de 7 a 12 anos.
Há, também, um grupo de mães que se reúne nas três oportunidades. Estes encontros acontecem no Centro da Comunidade Evangélica Centro, em Santa Cruz do Sul. Atualmente são oferecidas 100 vagas distribuídas entre crianças, adolescentes e mães vindos, principalmente, dos Bairros Bom Jesus, Faxinal, Cristal, Belvedere e Margarida.
De acordo com a diretoria da comunidade, o projeto foi acolhido por estas comunidades porque oferece um espaço de convívio fraterno e a oportunidade de vislumbrar um futuro melhor para os participantes.
Também é oferecido um acompanhamento psicológico para os diferentes problemas que as crianças e adolescentes possam enfrentar no seu dia-a-dia. O trabalho, no entanto, não é focado no assistencialismo, mas no incentivo à educação, à profissionalização e à responsabilidade de cada integrante do projeto por um presente e futuro melhor.

Atividades desenvolvidas no projeto

– Oficinas de aprendizagem de história, matemática, geografia, língua portuguesa e inglesa;
– Oficinas de música e canto;
– Oficinas de arte;
– Fabricação de velas artesanais;
– Pintura e oficina de papel reciclado;
– Oficinas de bordado;
– Orientação quanto a cuidados com a saúde alimentação alternativa;
– Hip Hop (teatro, dança e música);
– Oficinas de informática.

Formas de colaborar

– Como voluntário(a);
– Adquirindo os produtos do Projeto;
– Realizado doação de recursos financeiros e/ou materiais para as oficinas;
– Doando recursos atra´ves da Secretaria da Comunidade Evangélica Centro;
– Destinando até 6% do Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Contatos: Rua Venâncio Aires, 307 (Fundos), fone 3715-6397. E-mail: [email protected]