LUANA CIECELSKI
[email protected]
Sabe aquele trabalho de ir a vários mercados e pesquisar os preços de vários produtos, buscando pelo mais barato a fim de fazer a maior economia possível? Ou então passar pelos postos de gasolina cuidando os preços em busca do combustível mais em conta? Os santa-cruzenses (e muito em breve outros moradores da região) já não precisam mais tê-lo. Há cerca de um ano e meio, existe uma equipe especializada em fazer essas pesquisas e divulga-las para a comunidade. Eles são o ThaValendo, e seu trabalho é ajudar as pessoas a economizar.
A empresa foi criada por Thaisi Fagundes que é Mestre em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e que desde sempre gostou de fazer essas pesquisas. Em meados de 2016, quando ainda estava no mestrado, ela percebeu que isso poderia virar um negócio rentável para ela e útil para a sociedade. Pouco depois, surgiu a possibilidade de se inscrever para participar da Incubadora Tecnológica da Unisc e esse foi um grande passo dado, além de um grande incentivo, já que na Incubadora se tem a estrutura física para início do negócio, além de coworking com outras empresas e possibilidade de aperfeiçoamento dos conhecimento sobre empreendedorismo.
Ainda assim, o início não foi fácil. Atualmente, a equipe fecha parcerias com estabelecimentos comerciais, a fim de dar destaque e visibilidade em seus produtos quando eles estiverem em promoção. Para que essas parcerias começassem a ser fechadas, porém, era preciso ter seguidores nas redes sociais. “Eu não podia chegar em um mercado e oferecer meu produto tendo apenas 100 seguidores no Facebook”, conta Thaisi. A solução então foi arregaçar as mangas mesmo sem ter um retorno financeiro. “Começamos a divulgar promoções sem ganhar nada em troca”, ela conta.
Hoje o trabalho ainda é bem braçal – faz parte da rotina de trabalho ir aos mercados pelo menos duas vezes por semana para pesquisar preços, além de contatar os estabelecimentos comerciais, se apresentar, apresentar seu serviço, etc – porém, hoje já são mais de 12 mil adesões em todas as redes sociais (WhatsApp, Instagram e Facebook), e a equipe, atualmente composta por duas pessoas – Thaisi e Lucas Vinicius Reis- vai tendo cada vez mais trabalho.
Diariamente, eles divulgam antecipadamente promoções de mercados – seu carro-chefe. E há algum tempo, já pensando em uma expansão do negócio, nas quintas-feiras são publicadas comparações nos preços de combustível dos postos da cidade. Além disso, nas sextas-feiras são divulgadas tabelas de preços das cervejas e refrigerantes nos principais mercados. “Abastecimento para todos no fim de semana, carros e pessoas”, brinca Thaisi.
Além disso, também pensando em uma expansão dos serviços, Thaisi e Lucas começaram recentemente a fechar parcerias com estabelecimentos de Saúde e Beleza, para divulgar promoções dessa área também. E a ideia é expandir ainda mais. Tanto nas áreas de promoções divulgadas quando nos munícipios atendidos pelo ThaValendo. Atualmente já existem páginas no Facebook de promoções para Rio Pardo e para Venâncio Aires, onde são compartilhadas informações que a equipe recebe de redes de supermercado, e que valem também para esses municípios. Thaisi também planeja investir em parcerias com a área de Pet e Linha Automotiva. “Temos a possibilidade de expansão e queremos fazer isso aos pouquinhos”, ela afirma. “Queremos que tudo esteja em um lugar só e que todos consigam acessar isso de forma rápida, pra facilitar mesmo pras pessoas”.
Não conhece o ThaValendo ainda? Ficou interessado em acompanhar as promoções deles? São três formas de fazer isso: pelo Facebook no endereço www.facebook.com/thavalendo; pelo Instagram, buscando pelo perfil @thavalendoscs; e pelo WhatsApp, enviando uma mensagem ao número (51) 99506-8013, pedindo para participar de um dos grupos que o ThaValendo mantém. Muito em breve, as promoções também poderão ser acompanhadas através do site www.thavalendo.com, que está no final do processo de desenvolvimento.
——————————–
EMPREENDEDORISMO FEMININO, SIM
Apesar de o carro chefe e inicial do ThaValendo ter sido as promoções de mercados – um produto tido como de interesse feminino -, desde o início Thaisi foi surpreendida por uma questão cultural bastante evidente: “Estou acostumada a ser chamada de ‘cara’ pelas pessoas, como se eu fosse um homem”, ela conta achando graça. “Mas sou menina, sim!”.
Ela acredita que isso se deva ao fato de o ThaValendo ser um empreendimento. “Apesar de todo esse movimento de empoderamento feminino, as pessoas ainda acham que donos de negócios são homens”, ela comenta. E essa crença acaba reforçada pela timidez das mulheres no mundo dos negócios, já que entre tantas empresas instaladas no TecnoUnisc, Thaisi é a única dona de negócio do sexo feminino.
O fato é curioso, mas também serve como um alerta. “As mulheres precisam se mostrar mais, como eu mesma venho fazendo”, Thaisi aponta. “Eu comecei a ir mais a eventos levando o nome do ThaValendo, mas também mostrando que sou mulher e que sou empreendedora, sim”.
——————————–
O SERVIÇO
Quintas-feiras: tabelas de preços de combustíveis
Sextas-feiras: comparações nos preços de cervejas e refrigerantes
Diariamente: promoções de mercados, serviços de estética e beleza, produtos automotivos
ONDE ENCONTRAR
Facebook: www.facebook.com/thavalendo
Instagram: @thavalendoscs
WhatsApp: (51) 99506-8013
Site: www.thavalendo.com (em breve)