Cada estória encerra uma lição de vida e, por isto, são tão apreciadas por crianças e adultos. Qual a relação entre uma cobra e um pirilampo?
A estória conta de que a cobra estava caçando o vaga-lume, que fugia desesperadamente até que cansou e disse: “Dona cobra, por que a senhora deseja me matar? Eu lhe fiz algum mal? Não, respondeu a cobra. Eu faço parte da sua cadeia alimentar? Também não, respondeu a cobra. Então, por que você quer me matar? E a cobra respondeu categoricamente: Porque teu brilho me incomoda”.
Teu brilho me incomoda! Eis o motivo por que muita gente é demitida ou perseguida em seu local de trabalho ou onde vive. Se a gente soubesse a verdadeiras razões pelas quais pessoas são prejudicadas onde vivem, iríamos nos surpreender com estórias semelhantes às do vagalume no seu ingênuo relato.
O ser humano tem uma tendência de não tolerar que alguém possa brilhar mais do que ela em seu território. E isto acaba acontecendo mesmo nos círculos mais íntimos da família ou do local de trabalho. Quando se vê está uma cobra atrás do frágil vaga-lume, desesperado em busca de proteção para garantir a sua vida.
Agora imaginemos isto nas altas esferas do poder, onde cada passo é um risco para a sobrevivência! Podemos estar nos movimentando descuidadamente, vivendo nosso dia a dia, e estarmos sob a mira de quem está interessado em nosso lugar.
É bom estarmos com as antenas ligadas, porque nossos movimentos também podem estar ofuscando interesses ao nosso redor, e estarmos correndo riscos que nem imaginamos.
É uma pena que seja assim, porque a vida seria tão mais bela, se não houvesse a inveja tentando se apossar do nosso sucesso.