Início Esportes O sonho é possível e está próximo

O sonho é possível e está próximo

Inter está em desvantagem contra o Athletico, mas pode se inspirar no título de 1992, quando a situação era semelhante

Nelson Treglia
[email protected]

A chance de conquistar um título nacional está nas mãos do Inter. É possível dizer que, em 27 anos, esta é a maior oportunidade para o Colorado ser campeão do Brasil. Nesta quarta-feira, 18 de setembro, a partir de 21h30, o time gaúcho faz o segundo jogo da final contra o Athletico Paranaense, no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre.
Nesta grande decisão da Copa do Brasil, a vantagem por enquanto é do Athletico, que venceu a primeira partida, em Curitiba, por 1 a 0, gol de Bruno Guimarães. O Inter, treinado por Odair Hellmann, precisa reverter a situação para ficar com a taça. O empate favorece o Athletico. Se o Inter vencer por um gol de diferença (1 a 0, 2 a 1, 3 a 2, em diante), a decisão será nos pênaltis. Se o Colorado vencer por dois ou mais gols de diferença, ficará com a taça sem necessidade das penalidades.
O título nacional mais recente do Inter aconteceu em 1992, portanto há 27 anos. Na ocasião, treinado por Antônio Lopes, o time gaúcho conquistou a Copa do Brasil na final contra o Fluminense. Diante do Athletico, o Inter tenta seu segundo título neste certame. O time paranaense quer ser campeão do torneio pela primeira vez.
Na final de 1992, o Inter também havia perdido o jogo de ida, fora de casa. O Fluminense venceu por 2 a 1, no Estádio das Laranjeiras (Rio de Janeiro). O gol colorado foi belíssimo, marcado pelo atacante Caíco em jogada individual. Caíco é, atualmente, auxiliar técnico de Odair no Inter. No segundo jogo, realizado no Beira-Rio, o Inter venceu por 1 a 0, gol de pênalti convertido pelo zagueiro Célio Silva. O Colorado ficou com o título devido ao gol marcado fora de casa. Este critério de desempate (saldo qualificado) já não existe mais na Copa do Brasil. Mas o fato mais importante é que o Inter, em 1992, conseguiu reverter a desvantagem no jogo de ida, o que serve de inspiração em 2019 contra o Athletico. “Vamo, vamo, Inter!”