Ana Souza – [email protected]
Estamos no sexto dia de governo com Eduardo Leite (PSDB) empossado no comando do Rio Grande do Sul. Por diversas vezes, quando estava anteriormente à frente do governo, Leite se fez presente em Santa Cruz do Sul acompanhando as demandas de seu mandato e que envolveram nossa cidade. Para tecer uma perspectiva com Leite novamente eleito governador e, qual os reflexos para nosso município, o Riovale Jornal conversou com o presidente do partido, em âmbito municipal, vereador Gerson Luís Trevisan (PSDB).
Conforme Trevisan a volta de Eduardo Leite ao comando do Estado se tornou histórico. “Foi inédito o PSDB reeleger um governador. É muito importante e o partido tem muito a comemorar. São méritos do governo, porque se este é reeleito, se compõe de forma qualificada. O RS conseguiu avançar em muitas instâncias de governança. Vejo o governador como alguém que tem muita transparência no que faz e sempre está aberto à diálogos e assim esperamos que siga em frente.”
Eduardo Leite foi reeleito para governar o Rio Grande do Sul pelos próximos quatro anos, já tendo elaborado seu plano de governo. Entre as áreas elencadas estão a atenção especial para a saúde, turismo, desenvolvimento econômico e educação, além da continuidade à política de segurança com o RS Seguro, incluindo ainda diversas outras demandas que se traduzem em melhorias em todos os municípios do Estado. “Através do atual governo, que já esteve à frente da gestão, houve a captação de diversos recursos para Santa Cruz do Sul e todo o Vale do Rio Pardo, principalmente na área da saúde. Tivemos emendas parlamentares, inclusive com apoio dos deputados federais Lucas Redecker e Daniel Trzeciak. Estes recursos são diferenciados e fico muito feliz com estes aportes para nossa comunidade.”
Em Santa Cruz do Sul tivemos 148 empresas financiadas, com o montante de R$ 3,19 milhões de recursos emprestados. “Vejo de forma muito qualificada que estes aportes virão novamente, através do retorno do Eduardo Leite. Ele olhará muito o lado do desenvolvimento econômico e este apoio para as empresas devem ser qualificados, quando temos estes há geração de emprego e isso avançará bastante, através do Banrisul, BNDES e BRDE. Cabe ao gestor público ter esta visão! O governo tem que apostar nas pessoas e quantificar estes recursos e cada um tem que fazer seu trabalho e a equipe do governo pensará nestas questões. O PSDB é um partido muito forte, a força política deste é muito forte e vamos trabalhar bastante para termos um trabalho diferente aqui também em Santa Cruz. Em relação à Santa Cruz há uma grande parceria com a Prefeitura”
Ao assumir um novo mandato, os eleitos vêm com expectativa de fazerem o melhor. “Esta expectativa que carrego comigo. Tenho esta percepção com o governo Leite. Vejo ele como uma pessoa muito preparada e um bom político tem que ter conhecimento de tudo e ele traz isso em seu mandato. Capacidade de fazer uma construção boa para o Rio Grande do Sul e acredito que temos capacidade de crescer mais ainda. Ele tem inclusive um trabalho focado no combate à pobreza infantil, que envolve as famílias e as crianças e será uma das prioridades do governo, com certeza. O governo está no caminho certo e quando assume estes compromissos que se propôs, tudo se torna positivo!”
Nova presidência no PSDB em Santa Cruz
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) realizou, na segunda quinzena de dezembro, mudanças na executiva municipal em Santa Cruz do Sul. Como presidente do partido está o vereador Gerson Luis Trevisan e a Executiva Municipal tem como presidente de honra César Antônio Cechinato. Também fazem parte da nominata, a vice-presidente advogada Rosemari Hoffmeister; a secretária geral, Flávia Fröehlich e o vogal médico cardiologista e também presidente de honra do partido, Paulo Roberto Jucá, que assumiu o cargo de tesoureiro, antes ocupado por Rodrigo Mielke (que faleceu em 2019 devido ao Covid-19).
Em função da pandemia, os mandatos de diretoria e executiva municipais eram de dois anos e findavam em 2021. Devido a pandemia, o diretório estadual fez uma convocação para avaliar a situação. A reunião foi virtual, em Porto Alegre, e se tomou a decisão de se prorrogar por mais um ano os diretórios municipais e as executivas, que iniciaram em 2022 e seguem até março deste ano, 2023. “Devido Cesar Cechinato ser eleito presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) e ao grande volume de demandas da associação e pelo estatuto que rege, se tomou a decisão, em duas reuniões da executiva do partido, que eu assumisse como presidente. Tudo foi realizado com acompanhamento de nosso assessor especial na parte jurídica, advogado Xavier Valdir Panke, e seguimos todos os trâmites que rege o estatuto do partido. Toda a divulgação seguiu as questões jurídicas, atas e documentos elaborados conforme os trâmites legais e que também envolve o diretório do partido em Porto Alegre.”
Trevisan também falou das novidades para 2023. “Iremos criar no PSDB as Coordenadorias Especial do PSDB Mulher, que já temos em nível de RS e Brasil; do Tucanafro; de Relações Comunitárias e da Diversidade. Serão dadas oportunidades para que as pessoas possam estar à frente do partido, sempre se reportando à Executiva e construir políticas públicas e fazer o melhor para a sociedade.” Será realizada uma reunião na próxima semana para definir as coordenadorias.