Everson Boeck
[email protected]
A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e a Liga Feminina de Combate ao Câncer promoveram na noite da última terça-feira, 1° de outubro, o lançamento das ações do Outubro Rosa, movimento que tem foco na prevenção do câncer de mama. A cerimônia aconteceu na Praça da Bandeira, em frente ao Palacinho, o qual foi iluminado com tons de rosa fazendo referência à iniciativa.
Conforme a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul, Berenice Schramm, serão realizados durante o mês atividades focadas na prevenção. “A prevenção pode salvar vidas, portanto, este movimento é um alerta a mais para a comunidade e não só para as mulheres. Os filhos, os maridos, os familiares se envolvem e incentivam as mulheres a fazer o autoexame. As chances de cura são muito grandes se o problema for diagnosticado no início”, destaca.
A Liga atende cerca de 300 pacientes ao mês com câncer de mama, mas Berenice destaca que este número é maior. “Existe, ainda, aqueles pacientes que não chegam até nós, que procuram outros locais para atendimento, como clínicas particulares”, pontua. Ela considera que, nos últimos anos, o Outubro Rosa tem ajudado a campanha a alcançarmaior número de pessoas.
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul possui vários projetos que auxiliam os pacientes com medicamentos, fraldas, ajuda de custo, alimentação especial, entre outros benefícios. “Além disso, também são feitas visitas domiciliares onde oferecemos um aparo à família do paciente, que adoece junto. Muitas vezes, os integrantes da família param de trabalhar para cuidar da mulher”, esclarece.
A Primeira-Dama de Santa de Santa Cruz do Sul, TerezaCristina SperbKirst, recebeu o primeiro laço da campanha pelas mãos da presidente da Liga. “A nossa maior arma contra o câncer é a prevenção. Temos o dever de investirmos e apoiarmos este tipo de trabalho”, analisa a Primeira-Dama.
Rolf Steinhaus
A Prefeitura e a Liga Feminina de Combate ao Câncer realizaram o
lançamento das ações do Outubro Rosa na tarde desta terça-feira
ATIVIDADES
Conforme Berenice vão serrealizadas diversas atividades durante o mês. Entre elas, as principais serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo Hospital Ana Nery (HAN) e Hospital Santa Cruz (HSC). No HAN serão feitos exames de Mama e Colo Uterino gratuitos, sendo 20 vagas por dia (60 vagas no total). O agendamento deve ser feito com antecedência na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz.
Carlos Behm, secretário municipal de Saúde, salienta que cada unidade trabalhará de acordo com suas particularidades, realizando grupos voltados para a saúde da mulher, mutirões de coleta de cito patológico e informando sobre o autoexame da mama e mamografia. “Serão feitas palestras, caminhadas. Algumas unidades ainda vão oferecer o ‘dia da beleza’, onde as usuárias poderão ter dicas de beleza, o que estimula a autoestima, trabalhando assim a saúde mental. É um período de conscientização”, frisa Behm.
Ao mesmo tempo em que estas atividades ocorrerem nas unidades as Agentes de Saúde estarão nas ruas distribuindo informativos para população sobre a prevenção do câncer de mama e saúde da mulher, trabalhando junto a comunidade a importância do cuidado e do autoexame.
ORIGEM DO OUTUBRO ROSA
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo. No dia 2 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa “num período efêmero” como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa. As ações relativas ao Outubro Rosa foram se multiplicando em todas as partes do Brasil e as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas foram se unindo para expandir a campanha.
(http://www.outubrorosa.org.br/historia)
Rolf Steinhaus
A Primeira-Dama de Santa, TerezaCristina SperbKirst, recebeu o primeiro
laço da campanha pelas mãos da presidente da Liga, Berenice Schramm