A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) inicia nesta semana mais uma fase da centralização de serviços. A partir desta quarta-feira, 4, os atendimentos começam a ser alterados para que ocorra a mudança ao novo prédio da pasta, que está localizado na Rua Ernesto Alves, entre a Fernando Abott e a Senador Pinheiro Machado.
“Essas alterações são necessárias para que a gente possa melhorar o atendimento à população, permitindo que todos os encaminhamentos sejam feitos em um único local. Queremos evitar ao máximo os transtornos para nossos pacientes, por isso estamos informando as mudanças com antecedência para que todos possam se programar”, explica o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior.
Ouvidoria da Saúde: o setor estará fechado a partir desta quarta-feira, 4. Ele será reaberto no dia 9, segunda-feira da semana que vem, no prédio novo da Secretaria Municipal de Saúde (que fica na Ernesto, entre a Fernando Abott e a Senador Pinheiro Machado).
Setor administrativo: nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6 de setembro, não haverá atendimento na parte administrativa da Secretaria Municipal de Saúde (nos setores de Compras, Financeiro, Administrativo, Jurídico, Faturamento e Recursos Humanos). O atendimento será retomado no dia 9 de setembro – segunda-feira da próxima semana – no novo prédio (que fica na Ernesto, entre a Fernando Abott e a Senador Pinheiro Machado).
Farmácia Municipal: nos dias 12 e 13 (quinta e sexta da semana que vem) não terá atendimento na Farmácia Municipal. Quem precisar de medicamentos, deve se programar para retirar até o dia 11 ou, então, buscar nas farmácias Três Coqueiros e Zona Sul, que possuem os mesmos remédios que a Central. A Farmácia Municipal voltará a atender no dia 16 de setembro, já no prédio novo da SESA.
Horário de atendimento: a partir do dia 16, a Farmácia do Estado e a Farmácia Municipal passarão a funcionar no mesmo horário: das 8 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia. O atendimento será no prédio novo.
Central de Regulação e Agendamento: terá atendimento ao público somente até o dia 19 de setembro. Internamente, continuam os agendamentos, porém, sem atendimento ao público. A Central será reaberta no dia 30 de setembro, no atual prédio da Secretaria Municipal de Saúde (em frente à Praça Siegfried Heuser, na Rua Ernesto Alves). Durante o período em que o serviço estiver fechado, a pasta irá apresentar o novo formato de funcionamento da Central de Regulação e Agendamento, o qual entrará em vigor já no dia 30.
Cartão SUS: entre 23 e 27 de setembro, não haverá recadastramento do Cartão SUS, nem emissão de novos documentos; exceto para crianças recém-nascidas. Nesse caso, os cartões serão confeccionados por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, no Pronto-Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz. Para os demais usuários do SUS, o recadastramento e a emissão estarão suspensos no período. A normalização ocorrerá no dia 30 de setembro.
Vigilância Sanitária: quem precisa emitir o certificado da vacina contra febre amarela, tem até o dia 24 de setembro para realizar o procedimento. No dia 25, a Vigilância Sanitária fechará para realizar a mudança e só voltará a funcionar no dia 30 de setembro, no atual prédio da Secretaria Municipal de Saúde (em frente à Praça Siegfried Heuser).
Vigilância Epidemiológica: no dia 27 de setembro, a Vigilância Epidemiológica estará fechada. Ela reabrirá no dia 30, no atual prédio da SESA, junto com a Vigilância Sanitária e a Central de Regulação e Agendamento.
No prédio da Rua Ernesto Alves, número 1.017 (entre a Senador Pinheiro Machado e a Fernando Abott)
– Parte administrativa da Secretaria de Saúde;
– Coordenação de Atenção Básica;
– Serviço de nutrição;
– Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF);
– Ouvidoria da Saúde;
– Farmácia Municipal;
-Farmácia do Estado;
– Programa Primeira Infância Melhor (PIM);
– Melhor em Casa;
– Bem Me Quer;
– Base do Samu.
No prédio do Sindicato dos Comerciários (na Rua Ernesto Alves, número 1.298, em frente à Tumelero):
– Ambulatório do idoso;
– Central Odontológica.
No prédio atual da Secretaria de Saúde (na Rua Ernesto Alves, número 746, em frente à Praça Siegfried Heuser):
– Central de Regulação e Agendamento;
– Unidade de Vigilância Sanitária e Epidemiológica;
– Setor de imunizações.