Conversando com amigos, alguns comentaram que gostariam de ser como a Carminha. A princípio achei irreal existirem pessoas que admiram alguém tão temido e inescrupuloso mas, pensando melhor sobre esse assunto, entendi que existem varias razões para essa admiração.
Mas o que a Carminha tem que nos fascina tanto? Ela é determinada, focada, resiliente, luta por seus objetivos com garra, é destemida, estratégica e usa sua raiva como motivação. Todas essas características seriam maravilhosas se não fossem acompanhadas de falta de caráter, maldade, vingança e de não saber medir limites e consequências.
Se quisermos aprender com ela, podemos aproveitar suas boas características e usá-las em nosso benefício. Por exemplo, como você pode aproveitar sua determinação? Sabendo onde quer chegar e não deixando a vida lhe levar, pensando que o destino lhe guiará pelo melhor caminho. Saiba o que você quer alcançar em cada setor da sua vida e se pergunte o que você precisa desenvolver em si mesmo para chegar até lá.
Foque, não tenha medo. Ninguém admira e nem respeita os fracos. Não vacile, não se deixe intimidar. Obstáculos aparecerão e, se você cair, levante e siga em frente com resiliência escrita no peito.
A estratégia é importante para que você não se perca no caminho e, quando encontrar alguém que não acredite em você, fique com raiva, muita raiva. Muitos pensam que este é um sentimento ruim, mas se enganam. A raiva, se bem aproveitada, é um dos maiores incentivadores para seguirmos em frente. Ela só se torna maléfica quando deixamos que se transforme em ódio e depois em ressentimento, este sim o pior dos paralisantes, pois ele é capaz de provocar um estado de estagnação, onde você culpa tudo e todos pelos maus resultados que a vida lhe apresenta.
Só existe um responsável pelos resultados da sua vida: você. Então inspire-se no que ela tem de bom e siga em frente. Use seu passado para fazer o seu futuro, para crescer cada dia mais. Muitas vezes esquecemos o que já passamos e continuamos inteiros. Leve na memória o passado para fazer o seu futuro e, se for preciso, lembre-se da Carminha para se manter à frente de seus objetivos. Só não esqueça que ela desperdiçou tanta energia positiva e se desviou de um caminho que poderia ter sido brilhante, com tanta determinação.
Diferente dela, você não precisa desenvolver e usar o seu pior, mas sim a cada decisão a ser tomada saber o que você tem de mais nobre, sem temer que algo possa lhe enfraquecer e lhe impeça de seguir em frente, sempre.
*Especializada em relacionamentos