O Inter teve muitas chances de chegar ao G4, que agora é G5 porque o Atlético Mineiro, já classificado para a Libertadores, está em quinto lugar. Logo depois da Copa das Confederações, o Colorado viveu seu melhor momento no Campeonato Brasileiro e, inclusive, ocupou o primeiro lugar. A partir da derrota para o Náutico em Pernambuco, o Inter passou a viver uma fase horrível. Durante vários jogos, o G4 esteve próximo. Muitos resultados negativos, poucas vitórias. As consequências demoraram, mas chegaram. E não foi só a demissão do técnico Dunga. O Colorado está apenas cinco pontos acima da zona de rebaixamento.
Não é uma situação desesperadora. Porém, requer cuidados. Por coincidência, o Inter volta a enfrentar o Náutico neste domingo em Caxias. Se no primeiro turno a derrota para os pernambucanos foi um divisor de águas no que se refere ao G4 e ao título brasileiro, o jogo no Centenário tem algo a dizer em termos de rebaixamento. Se o Inter cometer a façanha de não vencer o Náutico, não se deve duvidar de nada. Tudo indica que o Inter vai ganhar neste domingo e não correrá maiores riscos de rebaixamento. Mas, sinceramente, se o Colorado inventar de perder a partida…
Aí, já seriam duas derrotas para o Náutico no campeonato. O time pernambucano, até agora, conquistou 17 pontos em 81 disputados. Duas derrotas para o Náutico? Neste caso, algum preço deveria ser pago.
A garantia do Grêmio
O Grêmio tem absolutamente tudo para disputar a Libertadores, nem que seja a pré-Libertadores. Só uma queda absurda de rendimento faria o Tricolor degringolar tanto no Campeonato Brasileiro, a ponto de não alcançar o G4 ou o G5 (a nomenclatura depende da presença do Atlético Mineiro). De todos modos, a derrota para o Criciúma foi bem indigesta, considerando as campanhas das duas equipes.
A partida deste sábado, contra o Fluminense, promete muitas dificuldades. O Tricolor carioca está apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento. O narrador Luiz Carlos Júnior, do Sportv, durante a transmissão de Flamengo x Inter, fazia a chamada de Fluminense x Grêmio como o “jogo do desespero”, ou algo assim. E não é para menos, em termos de Fluminense. Aí já temos uma noção de como os cariocas encaram a partida.
Mas o Grêmio possui suas preocupações também. O vice-campeonato vale um lugar direto na Libertadores. Assim, o Tricolor não dependeria de dois jogos para chegar à fase de grupos do torneio continental. Passar por sufoco semelhante ao do início do ano contra a LDU, seria um risco. Botafogo e Atlético Paranaense estão próximos na classificação. É verdade, ainda tem a Copa do Brasil (inclusive para o Inter). Mas quem disse que é garantia?
Por Nelson Treglia – interino