As Universidades Públicas desempenham um importante papel no desenvolvimento de nosso País. As Universidades Públicas permitem que estudantes, muitos dos quais de baixa renda, realizem o sonho de conquistar um diploma universitário e, consequentemente, uma profissão.
Além da formação acadêmica, as Universidades Públicas são responsáveis por impulsionar o crescimento científico e tecnológico do Brasil. Mais de 90% da produção científica brasileira é oriunda de Universidades Públicas. Além disso, todas as Universidades Brasileiras que figuram em rankings internacionais de qualidade são públicas.
Um país não se desenvolve sem educação, ciência e tecnologia. Nesse contexto, as Universidades Públicas apresentam-se como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da Nação, seja pela qualidade do ensino ofertado, seja pela ciência e tecnologia por elas desenvolvidas e disponibilizadas à sociedade.
Os trabalhos desenvolvidos pelas Universidades Públicas contribuem para o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas médica, agrícola, ambiental, educacional, dentre outras. Todas essas novas tecnologias são promotoras de melhorias que afetam diretamente a qualidade de vida da população brasileira, além de gerar renda para o Brasil.
Os recentes ataques que as Universidades Públicas vêm sofrendo mostram o quanto ainda precisamos evoluir como sociedade. Um país nunca se desenvolveu perseguindo Universidades e profissionais da educação. Contingenciar gastos nas áreas da educação, ciência e tecnologia é um ato de automutilação ao País e, por isso, deve ser veementemente repudiado por toda a sociedade.
Precisamos estar ao lado das Universidades Públicas, zelando por seu sempre fortalecimento e desenvolvimento. Precisamos, cada vez mais, formar cidadãos com capacidade de análise crítica e que sejam protagonistas de suas histórias e agentes de transformação da sociedade brasileira.
Todos nós desejamos um país mais justo, humano e igualitário. Todos nós queremos melhores condições de emprego, saúde, moradia, etc. Somente a educação será capaz de promover as verdadeiras reformas que a sociedade brasileira necessita. Apenas a educação, a ciência e a tecnologia serão capazes de gerar desenvolvimento sustentável ao nosso País.
Portanto, defender as Universidades Públicas é defender o desenvolvimento científico e tecnológico do País. É acreditar que a educação e a ciência vão trazer luz à ignorância e, consequentemente, derrubar mitos e preconceitos. É acreditar que os livros serão as verdadeiras armas para enfrentarmos a intolerância, a violência e as desigualdades sociais. É acreditar que a educação é um bem fundamental da sociedade e direito inabalável de todos os brasileiros.
Dr. Alexandro Cagliari
Professor Adjunto em Biotecnologia
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)
Unidade Universitária em Santa Cruz do Sul – RS