Início Geral O novo Dia do Comerciante

O novo Dia do Comerciante

Data foi instituída para homenagear todos aqueles que empreendem e dedicam seu melhor para o desenvolvimento do comércio de bens e serviços, criando oportunidades e ajudando a economia crescer

Neste 16 de julho, nosso setor celebra o Dia do Comerciante, uma data instituída para homenagear todos aqueles que empreendem e dedicam seu melhor para o desenvolvimento do comércio de bens e serviços, criando oportunidades e ajudando a economia crescer. Onde tem comércio forte há também recursos, receita e emprego. Existe satisfação, realização de sonhos e objetivos. A felicidade do consumidor cabe dentro da sacola com as compras realizadas em nossos estabelecimentos e, por isso, especialmente hoje, estamos em festa.


É necessário celebrar, sobretudo, a vida. Estamos retomando os encontros, encurtando novamente as distâncias e comungando de um novo momento em nossas vidas, situações que impactam diretamente nossos negócios, projetos e serviços.
A volta dos eventos presenciais permite, também, uma atuação mais próxima do nosso sindicato. Nossa entidade comemora, de forma especial, este Dia do Comerciante, que assume um novo sentido em nossas vidas, retomando o caminho da normalidade.


Em uma data como esta é imprescindível destacarmos, também, que a entidade sindical cumpre uma missão muito importante de estreitar cada vez mais a distância entre ela e seus associados. No “novo” Dia do Comerciante, nosso desafio é estar cada vez mais presente no dia a dia das lojas. Retomamos nosso “encontro”, realizado de forma presencial e com a abordagem de temas e assuntos caros à nossa categoria.


O mundo, de maneira geral, mostra-se diferente e ainda mais desafiador, e isso não exclui o comércio dessa situação. Precisamos estar sempre em evolução, acumulando conhecimento, descobrindo novas possibilidades, criando novidades e estreitando relacionamentos.


Na vida tudo é relacionamento. Estar presente e ser o presente para quem nós amamos é uma forma de demonstrar carinho e reciprocidade aos que, igualmente, gostam de nós. E no nosso mundo – no comércio – estar presente na vida do consumidor é oportunizar a experiência de realizar sonhos de todos os tamanhos. O comerciante é o agente transformador desses sonhos em realidade, por meio dessa atividade que é tão importante para o desenvolvimento da economia de municípios, Estados e do País.


Comemoremos com entusiasmo este 16 de julho. Sejamos a continuidade da realização de sonhos e da prosperidade de nossos colegas e colaboradores, assim como de toda a sociedade, que desfruta, de forma direta e indireta, do comércio. Aos nossos pares, saúde, sucesso e prosperidade. Feliz “novo” Dia do Comerciante.

Mauro Spode é presidente do
Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas-VRP)

Somos todos vencedores

Passado pouco mais de seis meses de 2022, podemos dizer que este é o ano da retomada. Alguns segmentos mais, outros menos, estão retomando o terreno perdido pela crise do fechamento do comércio em função da pandemia. Sempre digo que o comerciante e lojista é um eterno otimista. Se fechar a porta da sua loja desanimado com as vendas ao final de seu expediente, logo aposta que amanhã será melhor. E assim sobrevivemos.


E por isso somos todos vencedores, por sermos empreendedores e acreditarmos que o nosso negócio sempre vai prosperar. Mais do que isso, é ele que coloca comida na mesa dos nossos funcionários e também da nossa família. Enfim, é momento de seguirmos nos adaptando aos novos desafios. Estamos numa cidade que pulsa por ser um polo regional, mas também que atrai o olhar cada vez maior dos gigantes de cada segmento, de olho no PIB privilegiado que Santa Cruz e região dispõem. O mercado está aí para todos, mas nós, empreendedores, precisamos estar atentos a nos ajustar aos consumidores e ter o poder de convencimento de que nossos produtos são os mais indicados ao que eles procuram.


Neste momento do ano projetamos o quanto precisamos correr para alcançar nossas metas do ano, ficar de olho no produto inovador na minha área que vai cair no gosto do cliente e, enfim, traçar uma estratégia de venda que o convença a levar para sua casa. Por isso somos todos vencedores. Não precisamos ficar provando nada para ninguém, a não ser para nós mesmos. Mesmo com a alta carga tributária, buscamos ajustar nossas contas e fazer com que nosso negócio renda mais.


Neste contexto, a CDL Santa Cruz busca ser um braço de apoio aos seus associados. E podem ter certeza que esforços não vão faltar para criarmos as melhores condições para fomentar e defender o comércio local. Contem sempre conosco. Juntos somos mais fortes!

Ricardo Fernando Bartz é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul