O renomado consultor André Arnt, com mais de 20 anos de atuação nas áreas de Marketing e Gestão de Negócios no Brasil e no exterior, foi a atração da reunião-almoço Tá Hora de agosto, realizada na manhã de segunda-feira (13), no Quiosque da Praça. O tradicional evento de relacionamento e networking da Associação Comercial e Industrias (ACI) de Santa Cruz do Sul reuniu 80 participantes, entre empresários e lideranças de entidades empresariais do município e região. “A Vantagem Competitiva através da Inovação e das Pessoas – o que podemos aprender com os acertos e os erros de companhias como Amazon, Disney e Apple” foi o tema da palestra que apresentou no encontro.
Estar conectado com o mundo e ver outras realidades é o conselho que o especialista dá aos empresários para estarem preparados diante dos desafios do novo ambiente de negócios. Um ambiente que, segundo ele, terá muito menos emprego e muito mais empregabilidade. “Vamos lidar com situações em que algumas funções não terão mais razão para existir. Hoje há carros autônomos que já dispensam a necessidade motorista”, exemplifica. Essa nova realidade, gerada pela evolução da tecnologia, não deve ser vista de forma pessimista, afirma o consultor, mas como uma oportunidade de inovação na resolução dos problemas da sociedade.
“O empresário precisa entender que pessoas é um ativo muito importante para o negócio dele”, ressalta André Arnt. O mundo corporativo do futuro precisará menos de pessoas operacionais e mais de profissionais qualificados, com talento para pensar soluções e atender bem o cliente. Ele alerta que, de forma geral, as empresas dão pouca relevância à contratação de recursos humanos, o que é um grande equívoco. “Na Amazon, que é uma organização referência no mundo dos negócios, alguns executivos participam de todos os processos seletivos. As pessoas podem naquele momento não estarem preparadas para a função, mas têm um potencial para o futuro”, argumenta Arnt.
O foco é o cliente. Esse é o principal ensinamento que as grandes corporações como a Disney, Apple e Amazon têm a ensinar para as empresas. Para o consultor, a empresa que quiser ter sucesso precisa se adaptar continuamente e ajustar os seus serviços para atender o cliente agora e nos próximos 10 ou 20 anos.
O Tá na Hora ocorre toda a segunda semana do mês, sempre na segunda-feira, ao meio dia. O evento tem o patrocínio da Souza Cruz, Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), JTI, Unimed e Universal Leaf.
Sobre o palestrante: Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e do Centro Universitário Metodista nas disciplinas Ambiente e Estratégia Empresarial, Cadeia de Valor, Comunicação Integrada e Marketing. Atuou como Coordenador Geral dos cursos de pós-graduação e MBA da ESPM durante 10 anos. Administrador e Mestre em Comunicação, há mais de 20 anos é consultor, com experiência executiva em gestão comercial, de operações e de recursos humanos, em diversos segmentos de negócios, no Brasil e na América Latina.