Início Religião O Domingo: Dia do Senhor/Senhor dos dias (I)

O Domingo: Dia do Senhor/Senhor dos dias (I)

P. Márcio A. Trentini

O domingo tem sido, desde o princípio, o dia de encontro dos cristãos, mas, na atualidade, há outros interesses em jogo, por isto ele é motivo de conflitos, também passa por questionamentos, encontrando-se em crise. Resgatar o significado e a história é fundamental para que ele possa novamente fazer sentido para os próprios cristãos e não ser somente mais um dia como outro qualquer.
Domingo: Páscoa Semanal
A ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos três dias após a sua crucificação é o acontecimento mais importante (central) para a religião cristã. Sem a ressurreição o cristianismo não existiria. Pois bem, a ressurreição aconteceu no primeiro dia da semana, no domingo. Isto é destacado pelos quatro Evangelhos (Mt 28.1; Mc 16.1-2,9; Lc 24.1; Jo 20.1,19,26), que não costumam registrar em que dia da semana os fatos aconteceram. Por isto o fundamento do domingo como o dia mais importante da semana é o acontecimento da ressurreição de Jesus.
Já na época em que os Evangelhos foram escritos o domingo tinha um significado particular, em memória da ressurreição de Cristo. Nisto fica claro que o domingo como dia de encontro dos cristãos é mais antigo do que a própria Igreja Cristã, considerando que esta teve início em Pentecostes, cinquenta dias após a ressurreição de Jesus, período durante o qual os discípulos, como mostram os relatos bíblicos, já vinham se reunindo aos domingos.
O domingo foi também o dia em que Jesus apareceu aos discípulos (Jo 20.19, 26; Lc 24.13). Assim sendo, o encontro ao cair da tarde para o partilhar do pão, era uma forma que os discípulos tinham de repetir e prolongar os encontros que tiveram com o ressuscitado, presente neste partilhar do pão.
O domingo, portanto, é o dia do encontro com o Senhor ressuscitado. Como é o seu domingo? Tem se encontrado com o Senhor ressuscitado?

Programação:
27/04 – Oficina de Música do Sínodo – Comunidade Apóstolo Paulo; das 9h até às 16h
27/04 – 18h30min – Culto na Ap. Pedro – Após o culto, reunião de pais e mães de confirmandos (as)
19h30min Culto no Pinheiral com Bênção para a família
28/04 – 9h – Culto na Ap. Paulo e Martin Luther – Após estes cultos, reunião de pais e mães de confirmandos (as)
9h30min – Culto no Centro
04/05 – das 9 às 16 horas Brechó da solidariedade na Com. Gustavo Adolfo, Rua Coronel Oscar Jost 383.
15/05 – 20h – Galinhada da OASE – Centro