Alyne Motta – [email protected]
Um tanto estranho. Esta é o nome da música da banda Maria do Relento que terá o clipe lançado na noite de hoje, 13 de dezembro. Seria uma notícia bem comum se não fosse o fato do clipe ser estrelado por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul.
O trabalho é fruto de uma parceria da entidade com a banda e alunos concluintes do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A íntegra do trabalho será possível conferir a partir das 18h, no Cine Max Shopping (Sete de Setembro, 36).
A ideia de gravar o clipe com os alunos da instituição surgiu com a necessidade de mostrar que pessoas com deficiências possuem algumas limitações como todas as outras, mas ao mesmo tempo tem potencialidades, muita força de vontade e se superam a cada instante.
Divulgação/Apae
Banda gravou clipe da música “Um Tanto Estranho” com alunos da Apae de Santa Cruz do Sul
De acordo com o vocalista da Maria do Relento, Peppe Joe, a deficiência é um assunto constante em sua casa, pois sua esposa trabalha na Apae. “Tivemos a ideia de fazer esse clipe para mostrar a todos que pessoas com deficiência podem fazer muitas coisas legais”, explica Peppe.
O vocalista complementa sua afirmação, explicando que a ideia também é chamar a atenção para a questão do preconceito, que infelizmente é muito forte ainda. “Enfim, buscamos deixar o recado de que devemos tratá-los como qualquer outra pessoa, ou seja, com respeito e não com piedade”, declarou.
As imagens, gravadas exclusivamente com alunos, mostram a diversidade e alegria das pessoas com deficiência em um ambiente junto à natureza. A letra da música faz refletir sobre a questão do preconceito, lembrando que “… quem se acha tão normal, pode não ser…”.
Divulgação/Apae
AABB de Santa Cruz do Sul foi o palco das gravações
EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
Segundo a concluinte do curso de Mídia Audiovisual, Patrícia Fanck, que atuou como produtora do clipe, “foi uma experiência muito legal, pois nunca havíamos tido contato com pessoas com deficiência e no decorrer das filmagens tratamos todos com igualdade, e o resultado ficou lindo, foi muito gratificante realizar esse trabalho”.
No evento de lançamento, com a presença dos integrantes da banda, alunos da Apae, familiares, profissionais envolvidos no trabalho e imprensa, será apresentado o clipe oficial e em seguida um making off das gravações, editado pelos acadêmicos da Unisc Jorge Luiz Trein Junior e Patrícia Fanck.
PARA A ENTIDADE
A iniciativa foi prontamente acolhida pela diretoria da Apae, que entendeu ser um belo instrumento para divulgar a causa. “Ficamos muito honrados com essa distinção e escolha da banda e dos alunos da Unisc”, declarou o presidente da Apae, Edemilson Cunha Severo.
Conforme ele, este projeto não será somente utilizado pela Apae de Santa Cruz do Sul, mas também por todas as entidades que trabalham com pessoas que possuem deficiências. “Faz-nos pensar sobre a inclusão, ao mesmo tempo em que mostra que eles podem muito mais do que podemos imaginar”, acrescentou.
“É com muito carinho que agradecemos o envolvimento de pessoas do mundo artístico e acadêmico, que nos leva a acreditar que tudo pode ser diferente se pensarmos na igualdade de oportunidades”, finalizou Edemilson, comentando que este clipe é um presente recebido nas comemorações alusivas aos 50 anos.
Divulgação/Apae
Banda Maria do Relento tem 18 anos de estrada
MARIA DO RELENTO
A banda de rock Maria do Relento começou sua carreira em 1994 e tem seis álbuns lançados. Em 18 anos de existência foram mais de mil shows realizados. Atualmente a formação da Maria do Relento é: Peppe Joe (vocais), Ricardo Pêdo (baixo), Jazzner Mess (bateria) e Guilherme Barros (guitarra).