Alyne Motta – [email protected]
Com produtos fabricados através de técnicas transmitidas de pai para filho, o artesanato é a forma de expressão mais usual de uma população que lida diariamente com matérias-primas simples e as transforma em verdadeiras obras de arte, presentes na Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feniar).
Divulgação/RJ
Feira acontece até o dia 10, das 14h às 21h
Esta é a primeira vez que Santa Cruz do Sul integra a rota da feira itinerante, que já percorreu as mais importantes cidades do Brasil. A realização é da Locatelli Eventos, com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, e acontece de amanhã, 1º de junho, até o dia 10, no Pavilhão 02 do Parque da Oktoberfest.
Divulgação/RJ
Lustres vindos da Turquia estarão presentes na Feniar
Segundo o idealizador Mauro Locatelli, o objetivo da Feniar, que acontece em cerca de 60 cidades por ano, é levar um mix que mostra o que há de mais belo, em termos de artesanato e cultura, vindo de aproximadamente 20 países. O horário de funcionamento é das 14h às 21h, e o ingresso custa R$ 5.
BRASILIDADE
Artesanato brasileiro é muito rico e criativo, pois usa corantes à base de sementes e frutas, faz objetos de decoração com motivos tradicionais, outros não tão tradicionais assim com figuras moldadas em argila com rostos engraçados e corpos rechonchudos, garrafas de vidro com areia colorida e peças confeccionadas em barro.
Divulgação/RJ
Panelas de barro, vindas do Espírito Santo, é outra forma de brasilidade da Feira
Diversos artigos como o couro, madeira, penas e até mesmo capim, mostram que mais do que arte, o artesanato é a fonte nas quais muitas pessoas obtêm o seu sustento. E acima de tudo o artesanato transforma não somente matéria-prima em produto, mas sim em vidas.