Sara Rohde
[email protected]
O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), esteve no Parque da Cruz nesta sexta-feira, 3, realizando atividades de rapel para intensificar o treinamento dos alunos.
Segundo o tenente-coronel, comandante Christian Augusto dos Santos Cravo, o objetivo das atividades, que são previstas de acordo com instruções do Núcleo, é ensinar técnicas de transposição de obstáculos que podem ser empregadas em operações, ação civil ou calamidade pública. “As técnicas têm a finalidade de desenvolver atributos, atenção aos detalhes, coragem e superação de desafios”.
O treinamento iniciou com ações táticas onde foi feito um planejamento com execução de uma operação para preparação. Conforme o Major Maurente, instrutor chefe do NPOR, pra fazer a transposição do obstáculo é preciso realizar a prática do rapel, que é utilizada tanto para parte militar quanto para o apoio à defesa civil, no caso de catástrofes ou calamidades. Estes treinamentos são essenciais para a preparação dos alunos que se tornarão oficiais. “Além do rapel também tem a parte dos atributos à área afetiva, ou seja, a parte psicológica, por isso, eles precisam ter equilíbrio emocional e coragem para realizar as mesmas atividades com os militares que vão comandar daqui a pouco”.
Antes de iniciar o rapel no Parque da Cruz, com uma descida de aproximadamente 40 metros, é realizado um teste inicial em uma torre que fica no pátio do 7º BIB. “Esta atividade só pode ser realizada após o treinamento específico e com acompanhamento de especialista porque envolve um grande risco de segurança. Após o rapel, os alunos terão a capacidade, como oficias, de fazer o lançamento dos soldados”, completa Maurente. Participaram do rapel cerca de 20 alunos do NPOR. A formatura dos oficiais será realizada no dia 1º de dezembro.