Falta pouco para a população de Santa Cruz do Sul conhecer o que há de mais moderno e de qualidade em serviços para atendimento de crianças. A reforma do Novo Cemai entrou na reta final e, agora, a contagem regressiva é pela entrega do espaço, que será feita pelo prefeito Telmo Kirst nesta sexta-feira, 14, às 16 horas. O funcionamento dos serviços no Novo Cemai iniciará no sábado, a partir das 7 horas. Esta é a primeira reforma geral que o prédio recebe desde que foi inaugurado, em 1999. Considerando ainda equipamentos e mobiliários, o investimento será de mais de R$ 1,9 milhão.
Em razão do novo coronavírus, o andamento dos trabalhos teve que ser suspenso temporariamente, assim como a abertura, que estava prevista para a segunda quinzena de março. Entretanto, com a possibilidade de retomada, as equipes retornaram ao local nas últimas semanas para os acabamentos e instalação de mobílias e equipamentos.
“Intensificamos os trabalhos nas últimas semanas, dentro do que é permitido pelo decreto, para entregar esta importante obra à comunidade. Os profissionais que vão atuar no local serão capacitados permanentemente para oferecer um atendimento diferenciado. O Novo Cemai representa um novo conceito de saúde com qualidade e vai atender aqueles que são o nosso futuro”, afirma o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Giovani Alles, explica que a abertura para a população ocorrerá no dia seguinte ao da entrega devido à necessidade de reforço na limpeza dos espaços, como prevenção à Covid-19. “Até a abertura oficial, às 7 horas de sábado, os atendimentos seguirão normalmente no atual prédio do Cemai”, explica. Alles pede ainda a compreensão da comunidade neste momento de pandemia. “Pedimos que somente aqueles que necessitem de atendimento de urgência e emergência procurem o serviço, pois estamos em meio a uma situação pandêmica.”
Na semana passada, o secretário e a diretora de Saúde, Raquel Rozeno, fizeram a entrega de uniformes das equipes à coordenadora do Novo Cemai, Catia Carvalho. “O espaço está irreconhecível. Quem precisar de atendimento vai se surpreender com a qualidade de tudo o que será oferecido”, reforça Giovani. Os treinamentos dos profissionais, realizados pelo Hospital Moinhos de Vento, foram suspensos por causa da pandemia, mas um novo cronograma está em fase de elaboração para que sejam retomados.
Conforto e modernidade
O colorido do prédio, os espaços recreativos e os personagens que estampam as paredes foram pensados especialmente para os pequenos que serão atendidos no Novo Cemai. “É normal que as crianças fiquem impacientes durante a espera por atendimentos. O que queremos é que elas se distraiam e esqueçam um pouco da dor que sentem. Isso também ajudará os pais ou responsáveis, que poderão ficar mais tranquilos”, explica a coordenadora do Novo Cemai, Catia Carvalho.
O projeto do Novo Cemai é da arquiteta Karianne Tadiel Pacheco. A estrutura foi transformada em um espaço mais acolhedor para bebês, crianças, gestantes e mães, com ambientes humanizados. Junto à sala de espera da pediatria foram instalados assentos adaptados para crianças e uma ampla área de recreação, o chamado Espaço Kids. Para a entrega, ele foi equipado conforme o projeto, com televisão, livros infantis, brinquedos, jogos pedagógicos, materiais de desenho e mesinhas para colorir, porém, parte dos acessórios serão retirados temporariamente em razão das medidas de prevenção à Covid-19.
A caracterização de ambientes foi feita a partir de histórias do anjinho Lino e da amiga Laila, viabilizada por meio de uma parceria com o Hospital Santa Cruz, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa).
Quem são os personagens
Lino e Laila são personagens infantis criados em 2016 para auxiliar na humanização da Pediatria do Hospital Santa Cruz (HSC). Eles foram desenvolvidos pela professora do Curso de Pedagogia da Unisc e diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do HSC, Giana Diesel Sebastiany. Já a arte foi feita pelo publicitário Bruno Seidel, da Assessoria de Comunicação e Marketing da Unisc. Seis livros já foram lançados para contar as aventuras de Lino e Laila: Lino, o anjinho travesso; O Natal de Lino e Laila; O Mistério do Quebra-Cabeça; Qual animal você seria; Brinquedos que viajam no tempo; e Lino nos 110 anos do Hospital Santa Cruz.
Lino é um anjinho, que caiu do céu e conheceu a amiga Laila. Segundo a criadora, a primeira história foi pensada de acordo com o atendimento realizado no hospital, da criança que não fica muito tempo internada. “O Lino também passa só um tempo hospitalizado e a criança se identifica com isso. Ele foi criado para contemplar a vivência das crianças no hospital”, conta a autora. A partir dele, a Pediatria do HSC foi caracterizada com as histórias do anjinho. Além disso, as crianças internadas na instituição também recebem um livro dos personagens.