Mais uma boa notícia para Santa Cruz do Sul na área da saúde. Na tarde de terça-feira, 4, a prefeita Helena Hermany e o secretário de Saúde, Fabiano Dupont, anunciaram que a UPA Central ficará localizada na atual UBS Clementina Martini, conhecida como Posto Central, ao lado do Centro Materno Infantil (Cemai). “Em julho teremos a nova UPA”, assegurou a prefeita.
O plano inicial era de que a UPA Central fosse instalada junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), porém, devido a algumas exigências do Ministério da Saúde, a Administração Municipal, em consenso com o Hospital Santa Cruz, optou pela mudança. “Uma série de fatores fizeram com que os planos mudassem e, em especial, pela orientação do Ministério da Saúde e órgãos estaduais de saúde, que indicaram preferência por prédios públicos, optamos por instalar aqui a UPA Central”, afirmou.
Ainda segundo o secretário, o prédio tem a estrutura ideal para instalar a nova UPA. “Só precisamos fazer algumas adaptações, como a implantação da sala vermelha e o convênio para equipamento de raio X. A equipe técnica que aqui trabalha vai continuar, e só precisamos de mais profissionais para atuarem no turno da noite”, disse.
Durante o anúncio, a prefeita lembrou ainda que a Secretaria de Saúde busca um novo local, na região central, para a fazer a mudança de local da UBS Clementina Martini. “Precisamos fazer a transferência de prédio em um prazo de trinta dias. E se alguém na região central tiver alguma estrutura disponível, pode procurar a Secretaria de Saúde para que possamos locar”, afirmou.
Ao final, a prefeita Helena Hermany garantiu ainda que a instalação da UPA na região alta da cidade, em Linha Santa Cruz, está assegurada. “Já temos um milhão de reais garantidos pelo deputado Heitor Schuh. Estamos à procura de um espaço para construir o prédio. Já enviamos ao Ministério da Saúde uma planta básica, igual ao projeto da UPA do Esmeralda”, garantiu.