Quando é necessário usar uma tipoia? Qual a mais adequada? Por quanto tempo será necessário? Essas e outras perguntas são comuns em momentos em que o membro superior precisa de cuidado, repouso e conforto. Para cada situação, haverá um recurso mais adequado a ser orientado por um profissional da saúde. “É preciso saber qual o objetivo de uso, a região do corpo que precisa restringir o movimento, ou gerar uma posição de repouso. Também são levadas em consideração as características da pessoa, as atividades que fará usando a tipoia, se terá ações repetitivas oriundas do exercício profissional, e mesmo as atividades diárias básicas como alimentação e higiene são levadas em conta”, afirma Regis Severo, Fisioterapeuta da Mercur.
A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, busca desenvolver produtos e soluções que reabilitem e confortem as pessoas, por isso dialogou com os usuários e profissionais da área da saúde como parte dos processos de cocriação e legitimação da Linha de Reabilitação e Ortopedia. Essa interação possibilita que a empresa conheça as melhor as necessidades e os cuidados que cada pessoa precisa, para além do tratamento clínico que cada lesão necessita. Assim, considera, principalmente, as questões relacionadas ao conforto e bem-estar do usuário durante o período de uso de uma tipoia, por isso pode oferecer a maior variedade de tipos de tipoias no mercado: hoje são seis especificações diferentes da marca.
A escolha adequada da tipoia varia de acordo com a região lesionada, quais movimentos precisam ser evitados, com a rotina e particularidades de cada pessoa. “Duas pessoas que quebraram o braço e precisam usar tipoia poderão usar modelos diferentes em função das atividades, tempo de uso, entre outras questões”, complementa Regis. Por isso, é importante procurar um profissional da saúde que possa passar as orientações e o modelo de tipoia correto, que atenda às necessidades do usuário com conforto e segurança.
Conheça os 6 tipos de tipoias da Mercur
Tipoia Estabilizadora Velpeau Estofada e Velpeau com Orifício são indicadas para instabilidade graves no ombro por trauma ou com necessidade de maior estabilização do membro, restringindo os movimentos do ombro. O modelo com orifício auxilia em um posicionando mais ergonômico para o membro superior, favorecendo uma postura e alinhamento mais adequado das articulações. Ambos os modelos apresentam reforço estofado, para maior conforto e percepção de segurança dos usuários.
Tipoia Ortopédica e Tipoia em Tira são usadas em contusões, luxações e instabilidades, especialmente nas regiões do antebraço e cotovelo. A Tipoia Ortopédica é leve e possui estrutura de tecido até a região média do braço, auxiliando na estabilização do cotovelo. Já a Tipoia em Tira proporciona Suporte ao membro superior através de dois pontos de apoio, sendo um no punho e outro próximo ao cotovelo, oferecendo maior conforto térmico, por causa do seu design.
Tipoia Ortopédica com Suporte Duplo é mais indicada para processo de recuperação de fraturas estáveis, especialmente com uso de gesso, lesões de cotovelo, antebraço, punho e mão que necessitem de repouso. Oferece estrutura de apoio na região do antebraço e, por conta do suporte duplo, reduz a pressão nos ombros, especialmente para quem possui dores na coluna e/ou precisa utilizar a tipoia por mais tempo.
Tipoia de Abdução possui um coxim de espuma, que ajuda a manter o ombro na posição de abdução de 30°, favorecendo a cicatrização de tendões, músculos e/ou ligamentos do ombro. É indicada para os casos de pós-operatório de reconstrução do manguito rotador ou mesmo de recuperação de fraturas, luxações e demais lesões do membro superior que necessitem de posicionamento em abdução.
É possível conferir mais informações sobre as tipoias da Mercur no vídeo em que o Régis explica os tipos e as indicações de uso https://www.youtube.com/watch?v=HbOHvIV6y7U&t=6s. Para conhecer mais sobre a Mercur e seus produtos e soluções na área da saúde, acesse: www.mercur.com.br