Início Geral Novidade: HBier apresenta novas cervejas artesanais

Novidade: HBier apresenta novas cervejas artesanais

Alyne Motta
[email protected]

Alyne Motta

Helles, Pale Ale, Witbier e Croc Old Ale estão disponíveis em estabelecimentos especializados

Produzida em Santa Cruz do Sul desde 2009, a HBier é uma cerveja artesanal confeccionada pelos irmãos Augusto e Henrique Dopke, engenheiros de produção e ambiental, cansados de consumir a bebida fabricada em grande massa no Brasil. Agora, mais seguros das produções, os irmãos estão inovando mais uma vez.
Com a ampliação da fábrica e chegada de mais fermentadores, a HBier aumentou sua produção e pode ser encontrada em garrafas de 500 ml. São quatro tipos de cervejas – Munich Helles, Witbier, Pale Ale e Croc Old Ale – disponíveis no mercado santa-cruzense.
“Agora, com a produção engarrafada, queremos levar para vários locais, difundindo nossa marca e produto”, explica Henrique, acrescentando ainda que o produto já está sendo comercializado em Porto Alegre, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Vera Cruz e em alguns locais de Santa Cruz do Sul.
O engenheiro ambiental explica que ainda é difícil disseminar o produto no município. “Verificamos dois fatos: o primeiro é que nossas cervejas são produzidas com organismos vivos, fazendo com que seja armazenada sob resfriamento. Já o segundo é o desconhecimento em disponibilizar o produto”, revela.
Porém, embora seja difícil a adesão dos santa-cruzenses em vender a HBier, ela pode ser encontrada em alguns estabelecimentos especializados, ou até mesmo na fábrica. “Aqui temos a comercialização direta, em caixas com 12 unidades ou mesmo em barril, como já possuíamos”, comenta Henrique.
Cerca de 5 mil unidades são produzidas por mês na HBier, uma abreviação de Handgefertigt Bier, que em alemão significa cerveja artesanal.  “Poderíamos aumentar a produção e diminuir o custo do produto, mas nosso objetivo é a qualidade e não a quantidade. Por isso usamos produtos de primeira linha”, explica o engenheiro.
As cervejas levam em torno de 20 dias (Witbier), 25 dias (Pale Ale), 40 dias (Munich Helles) até um ano (Croc Old Ale) para ficarem prontas. “É um produto demorado e o processo de produção necessita deste tempo para que a cerveja fique no ponto”, comenta Henrique.
Quem quiser conhecer a fábrica, ou mesmo saber como a cerveja é produzida, pode entrar em contato pelos fones (51) 3711 8024 ou 9843 3935. Tem também o e-mail [email protected]. Informações adicionais podem ser encontradas no site www.hbier.com.br.

AS CERVEJAS

WITBIER: White beer, Witbier (flamenco) ou Bière Blanche (Francês) é um estilo de cerveja não filtrada e de alta fermentação. Enquanto as alemãs utilizam apenas cereais maltados e lúpulo, esse estilo belga também reúne cereais não maltados e especiarias, como casca de laranja e sementes de coentro em sua composição. Sua coloração é clara e turva, corpo leve, sabor cítrico e refrescante além de aroma floral e frutado. A temperatura de consumo ideal é de 5 a 8°C com o teor alcoólico de 4,8%.

HELLES: Do grupo das lagers, ou de baixa fermentação, apresenta coloração dourada e corpo leve. Seu sabor limpo e maltado acompanha seu aroma refrescante levemente lupulado. A temperatura de consumo ideal é de 3 a 5°C, e seu teor alcoólico é 5%.

PALE ALE: Do grupo de alta fermentação, possui coloração âmbar com amargor equilibrado e corpo médio. Seu sabor complexo possui notas frutadas, carameladas e torradas além do aroma lupulado característico do estilo. A temperatura de consumo ideal é de 3 a 5°C e o teor alcoólico é de 5,2%.

CROC OLD ALE: É uma edição única, sazonal, produzida no inverno passado, envelhecida 120 dias em barris de carvalho escocês usados na maturação de uísque e refermentada na garrafa por 1 ano. Cerveja complexa com aromas de chocolate, baunilha, madeira, além de notas de malte torrado e um notável doce amargor no final. A temperatura de consumo ideal é de 5 a 8°C com o teor alcoólico de 8,5%.